Portal Caparaó - CIS-Caparaó participa da Expo-Hospital em BH e assembleia do COSECS
Geral

CIS-Caparaó participa da Expo-Hospital em BH e assembleia do COSECS

25/09/2025 - Atualizado em 25/09/2025 13h58

BELO HORIZONTE (MG) - O Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó) marcou presença na Expo-Hospital Brasil 2025, realizada em Belo Horizonte entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento reuniu representantes de consórcios públicos, gestores de saúde e autoridades estaduais em uma série de encontros e debates voltados à inovação na gestão hospitalar.

No dia 23, o secretário executivo do CIS-Caparaó, Felipe Clemente, participou da Assembleia Geral Ordinária do Cosecs-MG (Conselho de Secretários Executivos de Consórcios Intermunicipais de Saúde), que reuniu gestores de diversos consórcios mineiros. A atividade foi acompanhada pelo secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que destacou o papel estratégico dos consórcios públicos no fortalecimento do sistema de saúde no estado.

DEBATES E OFICINAS

A programação oficial da Expo-Hospital incluiu ainda diversas palestras e oficinas técnicas.

Na quarta-feira (24), ocorreram as palestras “A era do e-marketplace nas compras públicas”, com Andryu Lemos, assessor da CNM, e “Novos horizontes para os consórcios de saúde: inovação e gestão”, com Darlan Thomaz Pereira e Ricardo Cabral Santiago, consultores com atuação destacada no setor.

Já nesta quinta-feira (25), Felipe Clemente participou da oficina “Cada minuto conta: trombólise, financiamento e reembolso na prática”, ministrada pelo cardiologista Agnaldo Píscopo e o médico Rafael Arruda, do SAMU-BH.

O encerramento contou com a apresentação da experiência do ICISMEP, consórcio da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sobre a redução das filas de cirurgias eletivas. A explanação foi feita por Elson da Silva Santos Júnior, secretário executivo do consórcio.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.