MANHUAÇU (MG) - Para marcar o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2025, o Departamento Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipe da Honda Motos realizou um trabalho de conscientização, sobretudo, a motociclistas que passava pela área central da cidade, na manha desta quinta-feira,25.
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a mobilização realizada reforça que cada escolha no trânsito impacta diretamente a vida das pessoas, quer que seja no trajeto para o trabalho, na travessia até a escola ou no acesso ao posto de saúde.
Durante a abordagem, os agentes passaram orientação básica sobre a segurança e o comportamento no trânsito, para evitar acidentes. A reportagem acompanhou o trabalho, e pôde perceber a falta de cuidado dos motociclistas pilotando com a viseira levantada. Esquecem que esse comportamento pode resultar em multa de trânsito, perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de colocar a segurança do motociclista em risco, pois protege os olhos de insetos, poeira e outros objetos. Outro detalhe que não atentam é o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Considera a infração como gravíssima quando há a ausência da viseira ou de óculos de proteção, e como média se a viseira estiver levantada com o capacete em movimento.
Para o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Eustáquio Leite, o objetivo hoje foi o de somente focar nos motociclistas, com a participação dos demais órgãos para um trabalho educativo. Segundo ele, uma programação está sendo preparada para as escolas, mesmo depois da Semana Nacional de Trânsito. “Em pouco tempo que ficamos aqui, percebemos muitas infrações de trânsito gritantes. Os pilotos com viseira levantada é preocupante e, eles não se preocupam com o risco e a penalidade, além da própria segurança” salienta Eustáquio Leite.
Eduardo Satil