REDAÇÃO - O programa Nossa Energia, regulado pela Aneel e realizado pela Energisa Minas Rio, tem feito a diferença na vida de muitas famílias de toda área de concessão da distribuidora. Desde o início do ano, mais de 3.200 clientes foram atendidos com ações que ajudam a economizar energia e trazer mais conforto para dentro de casa. Ao todo, somente este ano, 24 cidades já foram contempladas, incluindo Ubá, Cajuri, Guidoval, Rodeiro, Rio Pomba, Senador Firmino, Paula Cândido, Muriaé, Barão do Monte Alto, Laranjal, Palma, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, Matipó, Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba, Recreio e Argirita.
Essas ações incluem a troca de equipamentos antigos por modelos mais eficientes. Somente este ano, já foram distribuídas mais de 16 mil lâmpadas de LED, que consomem menos energia e duram mais tempo. Além disso, 368 geladeiras e 192 ventiladores foram substituídos, garantindo mais economia e bem-estar para os moradores.
E o trabalho continua. Até dezembro, o programa ainda vai entregar mais 13 mil lâmpadas de LED, 150 geladeiras e 271 ventiladores. Tudo isso sem custo para os clientes que se enquadram nos critérios do projeto, como estar inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica ou viver em áreas de vulnerabilidade social.
“Acreditamos que o uso inteligente da energia melhora a qualidade de vida das comunidades e fortalece nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Estar presente e atuar diretamente onde nossos clientes vivem é essencial para construir uma relação de confiança e respeito”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Parceria que amplia os benefícios
Pensando em levar ainda mais benefícios para quem mais precisa, o Nossa Energia firmou uma parceria com o projeto Rio Pomba Valley, uma iniciativa do Instituto Energisa que busca transformar a Zona da Mata Mineira em um polo de tecnologia e inovação. O projeto oferece cursos e formações para jovens e estudantes, preparando-os para trabalhar com tecnologia e empreendedorismo.
Foram escolhidos 28 alunos que moram em áreas mais carentes ou que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. Eles podem receber até seis lâmpadas de LED em suas casas. Além disso, durante as visitas, os técnicos vão avaliar se as geladeiras e ventiladores usados pelas famílias podem ser trocados por modelos mais novos e econômicos.