Portal Caparaó - NetZero e Casa das Crianças implantam horta comunitária em Lajinha
Agronégocios

NetZero e Casa das Crianças implantam horta comunitária em Lajinha

03/10/2025 - Atualizado em 03/10/2025 16h53

LAJINHA (MG) – A green tech franco-brasileira NetZero, em parceria com a Casa das Crianças de Lajinha, iniciou a implantação de uma horta comunitária que vai beneficiar diretamente 40 crianças atendidas pela instituição e suas famílias. O projeto une alimentação saudável, práticas sustentáveis e educação ambiental, transformando o espaço em um verdadeiro laboratório de aprendizado e cuidado coletivo.

A horta foi preparada com o uso do biochar, uma poderosa “esponja de carbono” desenvolvida pela NetZero a partir da casca de café, que melhora a fertilidade do solo, aumenta a retenção de água e contribui para uma produção agrícola mais eficiente e ecológica.

Com a iniciativa, o objetivo é:

Garantir alimentos frescos e nutritivos para a merenda escolar das crianças;

Complementar a alimentação das famílias com hortaliças, legumes e frutas;

Incentivar a educação ambiental e hábitos alimentares saudáveis;

Fortalecer os laços comunitários por meio do cultivo colaborativo.

Além do apoio técnico e financeiro, a NetZero envolveu seu time de especialistas no preparo do solo, plantio inicial e orientações sobre o manejo da horta. Já a Casa das Crianças, junto a educadores, voluntários, familiares e até crianças, assumirá a manutenção do espaço e a distribuição dos alimentos produzidos.

Com hortaliças como alface, couve, cenoura, beterraba, tomate cereja, entre outras, a horta contribuirá para a segurança alimentar, a educação das crianças e o fortalecimento da comunidade.

A iniciativa ainda poderá servir como modelo para outras instituições do município, ampliando o impacto social e ambiental em Lajinha e região.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.