MUTUM (MG) - Na primeira semana de outubro, os municípios de Guanhães, Mutum, Malacacheta e Peçanha, receberam a visita do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que cumpriu agenda de saúde nas regionais de Governador Valadares, Itabira, Manhuaçu e Teófilo Otoni.
Na sexta, dia 3, foi a vez de Mutum, município da SRS Manhuaçu, receber a visita do secretário. Baccheretti visitou o Hospital São Vicente de Paulo, onde destacou a importância de aproximar os serviços de saúde da população.
Segundo Baccheretti, a presença no município teve objetivo de reconhecer e escutar as necessidades locais. “Venho para ouvir, compreender e contribuir para que as mudanças aconteçam”, afirmou.
Entre os compromissos firmados, Baccheretti citou a implementação de uma nova rede de apoio, com foco em profissionais altamente qualificados e em estratégias multidisciplinares.
A visita contou com a presença do CIS-Caparaó, representado pelo secretário executivo Felipe Rodrigues Clemente, reforçando a importância do consórcio na integração regional e na otimização de recursos para atendimento à população.
Felipe Clemente destacou que a presença do Governo evidencia o reconhecimento do papel estratégico do CIS-Caparaó na articulação intermunicipal. “Nosso objetivo é apoiar cada município do território, aproximando o Estado da população e garantindo serviços de saúde com qualidade e segurança”, disse.
Participaram do encontro o Prefeito Claudinei Clemente, o vice-prefeito Tácito Pôncio, o Deputado Estadual Enes Cândido e o Superintendente Regional de Saúde Victor Carvalho.
O objetivo é otimizar recursos, ampliar o acesso a atendimentos especializados e garantir que a população encontre, próximo de casa, soluções para suas demandas de saúde. “Nosso compromisso é levar a saúde para perto das pessoas”, destacou o secretário. Baccheretti reforçou que as mudanças não vão ocorrer de imediato, mas que haverá acompanhamento contínuo, com apresentação de resultados e melhorias estruturais. “Estamos trilhando um caminho promissor”, finalizou.
Antônio Rodrigues | SRS Manhuaçu