CONCEIÇÃO DE IPANEMA (MG) - A Câmara Municipal de Conceição de Ipanema aprovou e o prefeito Willian do Posto sancionou, nesta terça-feira (7), a Lei nº 928/2025, que institui feriado municipal no dia 8 de outubro, em memória às vítimas do acidente ocorrido na Serra dos Pereiras, em 2012. A nova data passa a ser o quinto feriado oficial da cidade.
O texto foi aprovado na véspera de sua vigência e homenageia os oito mortos e os mais de 20 feridos em um dos episódios mais trágicos da história do município, ocorrido durante comemorações pela reeleição do então prefeito Wilfried Saar.
A TRAGÉDIA
No dia 8 de outubro de 2012, uma caminhonete Toyota Bandeirante que transportava eleitores do povoado de São Luís para Conceição de Ipanema capotou em uma descida íngreme da Serra dos Pereiras. O veículo levava 29 pessoas — três na cabine e 26 na carroceria.
A caminhonete perdeu o freio em uma curva em “S”, colidiu com um barranco e capotou até parar às margens do Córrego dos Pereiras. Seis pessoas morreram no local, uma faleceu no hospital de Conceição de Ipanema e outra dias depois, em Belo Horizonte.
Entre as vítimas fatais estavam três adolescentes: Mariana da Silva, que completava 16 anos naquele dia, Ricardo Miranda Braun, de 14 anos, e Altieres de Souza Barbosa, de 16. Também morreram Ozéias Ribeiro de Paula (23), Rosilene Alves Machado da Silva (33), Evelina de Faria Rodrigues Valanier (34), João Batista da Silva (39) e Edilson Baia Eller, que faleceu na capital mineira.
Vinte pessoas ficaram feridas, duas em estado gravíssimo. Gislaine Luz da Silva, uma das sobreviventes, ficou meses internada em Belo Horizonte e hoje vive como cadeirante. Wesley Ernani do Nascimento e Silva, também gravemente ferido, se recuperou com poucas sequelas.
A tragédia mobilizou viaturas e ambulâncias de municípios vizinhos, como Ipanema, Taparuba, Pocrane, São José do Mantimento e Chalé. As vítimas foram levadas ao Hospital de Conceição de Ipanema, que contava com apenas um médico de plantão no momento do acidente.
REPERCUSSÃO E MEMÓRIA
O acidente comoveu os cerca de 5 mil moradores da cidade. Três dos corpos foram sepultados em um cortejo coletivo no cemitério municipal, fato inédito na história da cidade. Outros foram enterrados nos distritos de origem das vítimas.
Apesar da relevância da tragédia, não há registro de cerimônias oficiais de homenagem às vítimas nos últimos 13 anos. Além do novo feriado, Conceição de Ipanema conta com outros quatro: 1º de janeiro (Implantação do Município), 12 de junho (falecimento do ex-prefeito Geraldo de Barros), 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição) e a primeira sexta-feira de agosto (Dia Municipal do Evangélico).
Fotos Arquivo Manhuaçu.com