MANHUMIRIM (MG) - No último dia 17 de outubro, a Academia Manhumiriense de Letras (AML) prestou uma homenagem especial a um dos mais ilustres filhos de Manhumirim: Cleberson Horsth, tecladista, vocalista e compositor do consagrado grupo Roupa Nova.
Representaram a Academia, em Belo Horizonte, as acadêmicas Luci Porcaro Nunes (presidente da AML), Ana Maria Leite (secretária), Célia Rodrigues Barbosa (uma das fundadoras da entidade) e Lourdes Bernate.
Durante o evento, a Academia concedeu a Cleberson o Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento ao seu brilhante trabalho artístico e à relevante contribuição para a cultura de Manhumirim e para a música popular brasileira. O músico também foi presenteado com dois livros: Antologia II – Palavras que Encantam, que traz um texto da escritora manhumiriense Célia Rodrigues Barbosa (Cler de Veloix) em homenagem à cidade, e O Desafio de Santcho Fula, de Aparecida Gomes Oliveira e Lídia Maria Nazaré Alves, com ilustrações de Thiago Assis.
Cleberson Horsth, nascido em Manhumirim (MG) em 1º de fevereiro de 1950, mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, aos 4 anos de idade. Músico de formação erudita, iniciou seus estudos de acordeon com o pai e, posteriormente, se especializou em piano e teclado.
Carreira Musical
Cleberson integrou o grupo Roupa Nova após substituir o tecladista da antiga banda Os Famks, que deu origem ao conjunto. Além de tecladista e pianista, ele se destaca como compositor, arranjador e cantor.
Entre suas canções de maior sucesso estão “Volta Pra Mim”, “A Viagem” , “A Força do Amor”, tema da telenovela Anjo de Mim, entre outros sucessos!
Como produtor musical, Cleberson também se destacou ao trabalhar com diversos artistas, entre eles a cantora gospel Aline Barros, cuja produção venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em 2004.
Inspirado por nomes como The Beatles, Toto, Carpenters e Sivuca, Cleberson Horsth já colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Rita Lee, Milton Nascimento, Joanna, Zizi Possi, Amelinha, Fagner, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre outros.
Orgulho para Manhumirim
Em entrevista à nossa reportagem, Luci Porcaro Nunes, presidente da AML, e Ana Maria Leite, secretária, destacaram a emoção e o orgulho de homenagear um artista que leva o nome de Manhumirim para todo o Brasil.
“Foi um momento de muita emoção. Cleberson é um símbolo de talento e dedicação, e representa com grandeza a nossa terra”, destacou Luci Porcaro.
Reportagem Valtair da Silva Sousa – 07125JP (Valdir Vieira)