Portal Caparaó - Manhuaçu cria núcleo para prevenir violência e promover cultura de paz
Geral

Manhuaçu cria núcleo para prevenir violência e promover cultura de paz

30/10/2025 - Atualizado em 30/10/2025 13h11

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu instituiu o Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz. A formalização foi feita durante reunião realizada nesta quarta-feira (29/10) pela Secretaria Municipal de Saúde, com a presença de representantes de diferentes setores da administração municipal e instituições parceiras.

Coordenado pela Gerência de Vigilância em Saúde, o núcleo tem como objetivo articular políticas públicas e ações voltadas à redução da violência e à promoção de uma cultura de paz no município. A iniciativa está em conformidade com a Resolução SES/MG nº 7.417, de 18 de fevereiro de 2021.

ATUAÇÃO INTEGRADA

O grupo é composto por representantes titulares e suplentes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, além de conselhos municipais, órgãos de segurança pública e outras instituições parceiras.

Entre as principais atribuições do núcleo estão: elaborar o Plano Municipal de Prevenção da Violência, promover políticas intersetoriais, fortalecer a rede de atenção integral às vítimas, ampliar a vigilância de casos de violência e capacitar profissionais e conselhos para atuarem na prevenção.

PAUTAS DEFINIDAS

Durante o encontro, foram definidas as prioridades para os próximos meses, como a elaboração do plano municipal, o cronograma de capacitações e a qualificação dos processos de notificação e atendimento às situações de violência.

A gerente de Vigilância em Saúde de Manhuaçu, enfermeira Lorena Gonçalves de Assis, destacou a importância da criação do núcleo. “É um passo essencial para a construção de uma cidade mais segura, acolhedora e comprometida com a vida”, afirmou.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.