REDAÇÃO DO PORTAL CAPARAÓ - Produtores da Região das Matas de Minas conquistaram posições de destaque na edição 2025 do Cup of Excellence, principal premiação de cafés especiais do Brasil. O resultado foi divulgado neste sábado (1º), em cerimônia realizada em São Paulo.
Considerado o "Oscar" do setor, o concurso avalia os cafés com base na qualidade sensorial, a partir de degustações às cegas feitas por juízes especializados do Brasil e do exterior. A premiação é organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), ApexBrasil e a norte-americana Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Na categoria "via úmida", que envolve grãos descascados ou despolpados, a produtora Osvaldina Alves Dutra, de São João do Manhuaçu, garantiu o 3º lugar com 90,50 pontos. O produtor Ercilei José de Oliveira, de Manhuaçu, ficou logo atrás, na 4ª colocação, com 90,08 pontos. Ainda na mesma categoria, a produtora Maria Aparecida Barroso dos Santos, de Alto Jequitibá, obteve 88,34 pontos e ficou entre os dez melhores do país.
Na categoria "experimental", voltada para cafés com fermentação induzida, Osvaldina Alves Dutra também se destacou, alcançando o 8º lugar com um café da mesma fazenda em São João do Manhuaçu.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Com essas posições, os produtores das Matas de Minas se consolidam entre os melhores do Brasil e reforçam o reconhecimento internacional da região, que já é conhecida por produzir cafés com perfil sensorial diferenciado, resultado de altitudes elevadas, microclimas diversos e cultivo predominantemente feito por agricultura familiar.
O Cup of Excellence não apenas reconhece a qualidade, como também oferece aos vencedores a oportunidade de comercializar seus grãos em leilões internacionais, com valores superiores aos do mercado convencional. O leilão da edição de 2025 está previsto para dezembro.
APENAS UM FINALISTA FORA DE MG
Minas Gerais, maior estado produtor de café do Brasil, dominou a edição 2025 do Cup of Excellence. Dos 40 finalistas, apenas um era de fora do estado — de Espírito Santo do Pinhal (SP).
Além da premiação dos cafés, a cerimônia também homenageou Luiz Paulo Dias Pereira Filho como uma das seis primeiras "Lendas da Excelência", em reconhecimento ao histórico de conquistas no concurso.
Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó

				.png)