BELO HORIZONTE (MG) - Cobrado em audiência pública nesta segunda-feira (03/11), por moradores e lideranças vindas da região, o asfalto entre Raul Soares e Caputira (Zona da Mata) já tem projeto contratado, para pavimentação de 37 km e construção de novo contorno destinado a evitar o tráfego pesado dentro da cidade de Raul Soares.
O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Matheus Novais. Segundo ele, o custo do projeto está orçado em R$ 2,5 milhões. "Mas ainda não demos a ordem de início por questão orçamentária", frisou, apontando a expectativa que isso ocorra em 2026.
A reivindicação do asfalto entre os dois municípios foi debatida em reunião conjunta das Comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, a requerimento do deputado Leleco Pimentel (PT).
O parlamentar classificou de positivas as informações trazidas pelo DER, mas defendeu a continuidade da mobilização popular para que haja orçamento garantido e as obras saiam do papel.
Leleco Pimentel exibiu vídeo mostrando as condições precárias da ligação entre Raul Soares e Caputira, com ônibus, carros e até mesmo motos atolados na lama, falta de drenagem e partes esburacadas e sem condição de tráfego.
O diretor-geral do DER-MG explicou que o trecho em questão envolve uma rodovia municipal, motivo pelo qual o Estado não estaria conservando a estrada. "Mas entendemos a importância (do trecho), tanto que já contratamos o projeto de pavimentação", reforçou.
Segundo acrescentou o gestor, o trecho entre os dois municípios tem dois ou três possíveis trajetos para o projeto, um deles passando por Bicuíba, distrito de Raul Soares. Os estudos técnicos no andamento do projeto é que vão apontar o traçado com melhor vantagem social e econômica, levando em conta também questões ambientais, como supressão vegetal, observou.
Com atuação na região, o deputado João Magalhães (MDB), líder do Governo na ALMG, destacou que a garantia de recursos disponíveis para iniciar o projeto trará um ganho muito grande para as duas cidades e todo o entorno.
ALMG

				
				
				
				.png)