IPANEMA (MG) - A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou uma operação na zona rural de Ipanema neste sábado, 08/11, e identificou o desmatamento ilegal de 20,33 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica, incluindo áreas de preservação permanente (APP), no Córrego Santa Constância, região da Serrinha.
A ação ocorreu após diversas denúncias recebidas por canais como o SISEMA, Disque Denúncia Unificado (181) e a rede 190, relatando a supressão ilegal da vegetação para abertura de áreas e formação de pastagens com uso de maquinário pesado.
Três pessoas foram identificadas como responsáveis pelas intervenções. Foram lavrados três autos de infração, totalizando mais de R$ 300 mil em multas ambientais. As atividades ilegais foram suspensas no local.
Durante a fiscalização, os militares apreenderam 1.694 m³ de lenha nativa, um trator de esteira e equipamentos como soprador, bomba elétrica, óleo lubrificante e diversas ferramentas
Os responsáveis poderão responder por infrações administrativas e por crimes ambientais previstos nos artigos 38 e 38-A da Lei Federal nº 9.605/98, que tratam da destruição de vegetação nativa e de áreas protegidas no bioma Mata Atlântica.
Segundo a PM, a área apresentava vegetação em estágio avançado de regeneração, com presença de árvores de grande porte, cipós e cobertura de serrapilheira, típicas da floresta atlântica. A preservação dessas áreas é considerada essencial para a proteção de nascentes, manutenção da biodiversidade e equilíbrio ecológico da região.

.png)