MANHUAÇU (MG) - O Conselho de Segurança Pública de Manhuaçu realizou na noite de terça-feira, 11, a Assembleia Geral para eleição da chapa única, para a condução dos trabalhos frente à entidade até 2027. Além da nova diretoria, também foram eleitos três membros titulares do Conselho Fiscal do órgão. A chapa única encabeçada por Anízio Gonçalves de Souza, foi eleita por aclamação pelos presentes. Agora inicia uma nova trajetória, para fortalecer as ações junto aos demais órgãos de segurança pública, além da parceria estabelecida com as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, no repasse de recursos oriundos de emendas parlamentares e do Poder Judiciário.
O Consep também é espaço de participação da comunidade, na construção de soluções para a segurança pública no município. São várias atribuições, que visam promover a articulação entre população e órgãos de segurança. Também promover diálogo entre moradores, autoridades municipais, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos diretamente envolvidos, para identificar demandas, cobrar ações e acompanhar indicadores de segurança. O órgão pode propor políticas e ações preventivas, educativas e até repressivas, como exemplo, campanhas, iniciativas conjuntas nas escolas, melhor iluminação pública e promover a convivência pacifica.
O presidente eleito, Anízio Gonçalves disse que estará buscando o fortalecimento das parcerias, observando de forma pormenorizada todos os ambientes, que necessitam de um olhar voltado para o social e para a segurança pública. Disse ainda, que voltará com as reuniões itinerantes nos bairros e distritos, para levar o Consep às pessoas. “Temos uma equipe dedicada e conhecedora. Colocarei minha experiência, para caminharmos juntos, pois, o Consep tem representatividade e respeito junto às instituições”, ressalta Anízio Gonçalves. Ao falar sobre a nova trajetória, a secretária eleita, Marinez Bragança lembrou da necessidade de trazer pessoas novas, para trabalharem em comunidade. “Para isso seria ótimo e penso na criação do Consep Mirim, para despertar os adolescentes a algo novo e, futuramente estarem ocupando espaço como nós e, assim evitar que os conselhos venham a acabar”, pondera Marinez Bragança.
Ao deixar a função de presidente do Consep, Antônio Teodoro Dutra disse que, durante os dois anos viveu uma experiência nova, conheceu de perto como as forças de segurança trabalham e, hoje se sente orgulhoso por ter contribuído com avanços. “Foi um aprendizado estar à frente do Consep, que sempre busca apoiar e ter cuidado com os recursos destinados. Aprendi muito e quero continuar com vocês”, disse Teodoro.
A nova diretoria tem como presidente, Anízio Gonçalves; vice-presidente, André Luiz Viana, 2º vice-presidente, Sebastião Januário de Moraes; diretor administrativo, Antônio Teodoro Dutra; diretor financeiro, Benoni da Paixão; diretor social, José Lúcio Emerenciano; diretor de assuntos comunitários- Moisés Augusto de Andrade; secretária-Marinez Bragança. O Conselho Fiscal é composto por Cláudia Lignani de Miranda Heringer, Eduardo Satil e José Maria Hott. O Conselho Deliberativo é formado por Flávio Lacerda, Anízio Gomes de Souza e Marcos Gonçalves de Souza.
Eduardo Satil/ Rádio Caparaó

.png)