MANHUAÇU (MG) - O Auditório Nayme José de Salles, na Sede Administrativa do Sicoob Credilivre, foi palco de um momento inspirador: a cerimônia regional de premiação do Concurso Cultural 2025, que celebrou a criatividade, o aprendizado e o espírito cooperativo de nossos jovens talentos.
Com o tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”, o programa reafirma o compromisso do Sicoob Credilivre em fomentar o cooperativismo nas escolas do ensino fundamental — das redes pública, privada e das cooperativas educacionais. O objetivo é estimular a construção de conhecimentos que gerem práticas mais colaborativas, fundamentadas nos valores e princípios cooperativistas, e vivenciadas no dia a dia escolar.
Desenvolvido anualmente, o Concurso Cultural propõe sempre um tema atual e reflexivo, convidando alunos e professores a explorarem novas formas de pensar o mundo e suas relações. Por meio de atividades dinâmicas e estratégias educativas baseadas na cooperação, os professores orientam os estudantes na produção e aprimoramento coletivo de textos, que são avaliados em três etapas: local, regional e nacional.
Durante o processo, os participantes têm aulas práticas sobre o tema da edição e são incentivados a criar produções alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais do que um concurso, é uma jornada de aprendizado, criatividade e vivência cooperativa.
Interação, participação, trabalho coletivo e protagonismo são pilares que norteiam todo o programa. O Concurso Cultural reconhece nas crianças o potencial para criar, descobrir e transformar, valorizando o espírito curioso e a vontade de aprender — qualidades que tornam a educação mais significativa e humana.
Neste ano, 35 alunos de 13 escolas foram premiados por seus trabalhos excepcionais, demonstrando talento, sensibilidade e compreensão profunda do valor da diversidade e da cooperação.

.png)