Portal Caparaó - Manhuaçu avança nas discussões para instalação de unidade do Hospital do Câncer
Política

Manhuaçu avança nas discussões para instalação de unidade do Hospital do Câncer

14/11/2025 - Atualizado em 14/11/2025 17h00

MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu sediou, na manhã desta sexta-feira (14/11), uma importante audiência pública sobre as políticas de prevenção, diagnóstico e enfrentamento ao câncer, reunindo autoridades locais, da microrregião de Manhuaçu e da macrorregião de Saúde Leste do Sul.

A reunião foi promovida pela Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e solicitada pelo deputado Grego da Fundação (PMN). O encontro aconteceu no auditório do Sicoob Credilivre, no Centro de Manhuaçu, e mobilizou gestores públicos, profissionais de saúde, representantes de instituições, lideranças regionais e a sociedade.

O principal ponto debatido foi o avanço do processo para a instalação de uma unidade da Fundação Cristiano Varella (FCV) no município – medida considerada estratégica para ampliar o acesso ao tratamento oncológico na região. Hoje, pacientes de Manhuaçu e cidades vizinhas precisam percorrer cerca de 132 km até Muriaé para receber atendimento especializado.

Segundo o deputado Grego da Fundação, a audiência reforça o compromisso coletivo com a melhoria da assistência aos pacientes. “A audiência realizada hoje aqui em Manhuaçu foi um passo importante para a instalação da unidade da Fundação Cristiano Varella no município, pois trouxemos a todos os participantes o trabalho que está sendo executado pela fundação em prol dos pacientes da região. Não tenho dúvidas de que este será um braço importante no enfrentamento ao câncer, somando-se aos hospitais já existentes, e vai ajudar a reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades”, destacou.

A prefeita Imaculada, anfitriã da reunião, lembrou que a ampliação da oferta de tratamento oncológico é uma demanda antiga da população. “Diante do aumento do número de casos de câncer, é necessário que o tratamento esteja disponível mais próximo de casa. Isso é uma demanda antiga dos nossos pacientes e de toda a região, que enfrentam quase todos os dias uma longa distância até Muriaé para fazer o tratamento. Esta audiência, liderada pelo deputado Grego, vem para somar aos nossos esforços pela instalação desta unidade em Manhuaçu, viabilizada com o trabalho e parceria do Executivo e do Legislativo. O que antes era promessa, agora é realidade”, afirmou.

O processo para a chegada da FCV ao município já avançou etapas importantes. Em setembro de 2023, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autorizou a doação de um terreno de mais de 10 mil metros quadrados para a instituição. Em dezembro de 2024, a Prefeitura formalizou a entrega da escritura. A previsão é que a unidade esteja pronta para iniciar o atendimento em meados de 2027.

A audiência encerrou-se com o compromisso de continuidade do diálogo entre Estado, município e instituições parceiras, reforçando o objetivo comum de garantir atendimento humanizado, ágil e de qualidade às pessoas diagnosticadas com câncer em toda a região.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.