Portal Caparaó - Cartilha lúdica sobre o café aproxima campo e cidade em São João do Manhuaçu
Agronégocios

Cartilha lúdica sobre o café aproxima campo e cidade em São João do Manhuaçu

27/11/2025 - Atualizado em 27/11/2025 06h40

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - Uma história divertida, colorida e cheia de descobertas tem encantado crianças e famílias de São João do Manhuaçu e região. Criada por jovens do Sindicato dos Produtores Rurais do município, a cartilha Kaldi e a Grande Jornada do Café mistura literatura infantil, arte e agricultura e educação para contar, de forma leve e lúdica, a origem do café e o caminho do grão até a xícara.

A iniciativa surgiu dentro da Maratona Jovem do Sistema Faemg Senar, que este ano teve como tema Conexão Campo-Cidade. A equipe formada por Laura Sayda, Giancarlo Balieira, Izadora Fidelis, Lívia Alves, Rodrigo Tavares e Wallyson Emerick decidiu explorar uma das principais riquezas do agro da região: o café.

“Como São João do Manhuaçu e as cidades ao redor são grandes produtoras de café, resolvemos trabalhar essa temática para aproximar a atividade da população de forma diferente”, explica Laura Sayda, integrante da equipe.

Origem da ideia

Durante as pesquisas, o grupo encontrou a lenda de Kaldi, o pastor etíope que teria descoberto o café ao observar suas cabras mais animadas depois de comer os frutos da planta. A partir daí, a equipe adaptou a história para o público infantil, criando um personagem encantador, o grãozinho Kaldi, que viaja do campo à xícara mostrando todo o processo de produção do café.

Crianças aprovaram a iniciativa

A cartilha foi distribuída em três escolas do município, no comércio local e na vizinha Alto Jequitibá. Além da narrativa, a cartilha traz atividades interativas, como labirinto, caça-palavras e jogo dos sete erros, e ainda ilustrações coloridas que despertam o interesse das crianças.

Em algumas escolas, o projeto ganhou vida com apresentações teatrais, em que os próprios alunos se vestiram de cabritinhas para participar da encenação. “As crianças amaram e os pais também deram um retorno muito positivo. Todo mundo achou o material muito interessante e bonito”, conta Laura.

A cartilha está disponível para baixar gratuitamente. Clique AQUI

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.