Portal Caparaó - Seis cavalos soltos em ruas e na BR-262 são apreendidos em Manhuaçu
Segurança

Seis cavalos soltos em ruas e na BR-262 são apreendidos em Manhuaçu

29/11/2025 - Atualizado em 29/11/2025 08h48

MANHUAÇU (MG) - A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, na manhã desta sexta-feira (28), seis cavalos que estavam soltos em vias públicas na área urbana de Manhuaçu. A ação faz parte de uma nova fase da operação contra maus-tratos a animais de grande porte no município.

Segundo a PM, os animais foram localizados às margens da BR-262, nos bairros Ponte da Aldeia e São Vicente, além das proximidades do Boston City e no Córrego Dona Joana. Os equinos estavam expostos ao tráfego intenso de veículos e em condições de abandono.

A operação é uma continuidade da realizada em agosto deste ano, quando outros oito cavalos foram apreendidos. Um dos animais daquela apreensão foi diagnosticado com Anemia Infecciosa Equina (AIE), doença incurável e altamente contagiosa entre equinos.

Mesmo após as ações anteriores, os tutores continuaram deixando os animais soltos, colocando em risco a segurança viária e a saúde dos próprios animais. Durante a nova abordagem, um médico veterinário designado pelo Ministério Público constatou ferimentos e doenças nos equinos recolhidos.

De acordo com a legislação, manter animais soltos em vias públicas configura crime de maus-tratos, agravado quando os animais estão sujeitos a sol, chuva, fome, sede ou frio. Os tutores poderão responder judicialmente por negligência e por falta de cautela na guarda.

Os cavalos foram encaminhados para um local preparado para recebê-los com acompanhamento veterinário. A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que a responsabilidade pela guarda é dos tutores e que a Prefeitura de Manhuaçu não tem competência para devolução dos animais.

A corporação afirma que novas operações serão realizadas caso os casos de abandono persistam.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.