Portal Caparaó - Michell X Santana: Martins Soares tem eleição para prefeito neste domingo
Política

Michell X Santana: Martins Soares tem eleição para prefeito neste domingo

06/12/2025 - Atualizado em 06/12/2025 20h29

MARTINS SOARES (MG) - Neste domingo, dia 7 de dezembro, o município de Martins Soares recebe eleitoras e eleitores para eleição suplementar majoritária. Essa nova eleição acontecerá porque a Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito, Paulo Sérgio Pereira, e do vice, Alex Sandro Franco de Andrade, eleitos nas Eleições de 2024. Duas chapas disputam a prefeitura: José Santana X Michell Bahia.

Estão aptos a votar 8.088 eleitoras e eleitores, na votação que vai acontecer das 8h às 17h. Serão quatro locais de votação, onde serão utilizadas 25 urnas eletrônicas para o mesmo número de seções eleitorais, sendo todas elas com acessibilidade. Em caso de necessidade de substituição, cinco urnas estarão prontas para serem utilizadas.

A eleição vai contar com a participação de 100 mesários e 19 profissionais de apoio, que são coordenadores, administradores de prédios e mesários reserva.

Os candidatos à eleição suplementar em Martins Soares são:

José Santana Emerick (PSDB) e Márcia Pires Mota (PSDB) são candidatos pela Coligação Cuidando da Nossa Gente, composta pela Federação PSDB/Cidadania e o partido PSD;

Michell Bahia Dutra Emerick (MDB) e Renata Kelle Assis Dutra (MDB), que concorrem pela Coligação Unidos Por Martins Soares: Paz, União e Honestidade, formada pelos partidos Republicanos / PDT / MDB / Mobiliza / Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PC do B/PV).

Eleitoras e eleitores que não puderem comparecer às urnas devem justificar a ausência. Quem estiver fora do município de Martins Soares pode justificar a ausência no próprio dia 7 de dezembro, pelo aplicativo e-Título. Após a eleição, a justificativa poderá ser feita até 60 dias depois da eleição, ou seja, até o dia 5 de fevereiro de 2026, presencialmente em qualquer cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral.

Motivo da nova eleição

Em Martins Soares, o prefeito Paulo Sérgio Pereira  (PSDB) e o seu vice, Alex Sandro Franco de Andrade (PSDB), tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral em razão da condenação por abuso de poder político e econômico na campanha de 2024.

Martins Soares é o terceiro município de Minas Gerais a realizar eleição suplementar neste ano de 2025, porém é o primeiro que faz em razão da cassação do prefeito. Nos dois anteriores – Guapé (6/7) e São José da Varginha (3/8) -, o novo pleito ocorreu em razão do indeferimento do registro do candidato a prefeito mais votado nas urnas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.