MANHUAÇU (MG) - O sistema de abastecimento de água de Manhuaçu inicia uma nova etapa de ampliação. Na tarde desta segunda-feira (15/12), foi assinada pela Prefeitura e o SAAE a ordem de serviço do início das obras do Setor 4 de abastecimento da cidade, com investimento de R$ 6,5 milhões, viabilizado por meio do Programa Novo PAC, do Governo Federal.
O ato ocorreu na sede do SAAE e reuniu a prefeita Maria Imaculada, o diretor da autarquia, Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho, representantes da empresa JCZ Engenharia e Construções, além de secretários municipais e servidores do SAAE.
O Setor 4 da cidade de Manhuaçu irá atender diretamente as regiões mais altas de uma ampla faixa urbana, contemplando os bairros Santa Luzia, Todos os Santos (incluindo a UAI), Alves de Oliveira, Luciano Heringer, Sagrada Família, Catuaí, Bela Vista I e II, Lajinha, Vale do Ema, Petrina, Operários, Colina, Pinheiro, Matinha, Residencial Bom Pastor, Residencial Village Pinheiros, Floresta, além de toda a área de expansão no entorno dessas localidades.
O diretor do SAAE, Carlos Augusto, agradeceu o empenho dos servidores envolvidos na elaboração e aprovação do projeto e ressaltou a dimensão da obra. “A implantação do Setor 4 representa uma das maiores intervenções estruturais da história do sistema de abastecimento de água do município. Pequenas elevatórias antigas serão desativadas, eliminando ruídos, pontos críticos de desabastecimento e equipamentos ineficientes, o que resultará em mais eficiência energética, redução de custos e melhorias diretas na qualidade de vida da população. Agradeço a todos os servidores que idealizaram e tornaram esse projeto possível”, destacou.
A prefeita Maria Imaculada reconheceu o trabalho dos servidores. “Quero agradecer imensamente a todos os servidores do SAAE, que trabalham incansavelmente para manter nossa cidade abastecida. Conhecemos as dificuldades e desafios, mas temos orgulho de afirmar que, desde que assumimos, Manhuaçu não enfrentou crise de abastecimento. No passado, já tentaram vender esse patrimônio do município, e nós não permitimos. Isso está fora de cogitação, pois o SAAE é da população de Manhuaçu”, afirmou.
O Setor 4 contará com uma elevatória moderna, dois grandes reservatórios metálicos e novas adutoras, ampliando e qualificando o sistema de abastecimento de água. A nova estrutura vai melhorar a pressão das redes e garantir um fornecimento mais eficiente, beneficiando cerca de 30,7 mil pessoas, com capacidade de até 64 litros por segundo, e preparando a cidade para os próximos 20 anos. A previsão de conclusão das obras é para 2026.

.png)