Portal Caparaó - Saae constrói nova rede na Melo Viana
Geral

Saae constrói nova rede na Melo Viana

08/07/2007 - Atualizado em 11/07/2007 08h21
O Saae e a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Obras, realizam uma série de melhorias em bairros que há muito tempo vinham necessitando de obras urgentes. A principal obra iniciada esta semana é a construção de um tubulão para escoamento das águas do córrego Coqueiro Rural, na região do Bairro Bom Pastor. Outra obra iniciada é a nova rede de abastecimento do distrito de São Sebastião do Sacramento.   No trecho próximo a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na avenida Melo Viana, está sendo colocado um tubulão que vai resolver um antigo problema de alagamento. O serviço está sendo feito ao longo da semana, mas a expectativa do Saae é de ele seja concluído em dez dias.

“É uma continuação do trabalho que estamos realizando em toda a cidade. Já fizemos melhorias em várias localidades e o motivo da obra é o mesmo: a substituição das linhas antigas por um sistema melhor”, disse o diretor do Saae, Gentil Pazeli.

A principal medida adotada pelo Saae é quanto a vazão. Quando foram construídas as manilhas não haviam sido planejadas para os casos de maior chuva. “Hoje são três manilhas de 100 milímetros, quando chove um pouco mais forte e descem objetos carregados pela água, a manilha é obstruída e isso gera inundações”, explica o diretor. Segundo ele, com o tubulão, vai ser mais difícil ter inundações no local.

Para fazer a obra, funcionários do Saae desviaram o córrego para uma manilha, enquanto as outras duas serão substituídas. Além de abrir a rua de um lado a outro, uma garagem e escritório serão destruídos para dar passagem a rede. O Saae vai reconstruir os lugares depois.

Apesar da tentativa de agilizar a obra, Gentil explica que vai ser preciso fechar o trânsito um pouco e os motoristas e moradores terão que ter paciência durante as obras. “Mas é para uma boa ação”, argumenta.

SACRAMENTO

Além das ruas da cidade e de melhorias em Vilanova e Santo Amaro de Minas, o Saae começou as atividades em São Sebastião do Sacramento. Dentro de 45 dias, a comunidade do distrito vai ter a solução dos problemas de abastecimento.

Na terça-feira, a nova tubulação para o abastecimento já foi entregue pelo Saae e Prefeitura. Com os novos tubos, além de mais água, a comunidade poderá contar com um serviço de captação e distribuição melhor.

“Estamos nos esforçando ao máximo porque a necessidade do povo de Sacramento é muito grande. Vamos construir 3,5 km de redes novas, implantar um filtro lento e todas as casas terão hidrômetros. O problema de abastecimento será solucionado por vários anos”, explica Gentil.

Após a obra no distrito e com os serviços em Santo Amaro, Gentil explica que faltará apenas o trabalho em Ponte do Silva. O distrito terá uma nova rede de captação para atender o desejo dos moradores.

Carlos Henrique Cruz - 14:20 - 08/07/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.