Portal Caparaó - Família do Campo encerra 2025 com quase 25 mil atendimentos
Agronégocios

Família do Campo encerra 2025 com quase 25 mil atendimentos

22/12/2025 - Atualizado em 22/12/2025 14h39

LAJINHA (MG) - Mais de 10 mil pessoas em todo o estado participaram do programa Família do Campo, do Sistema Faemg Senar, em 2025. A iniciativa leva serviços de saúde, lazer, cultura e cidadania gratuitamente às cidades, especialmente às comunidades rurais de Minas Gerais. Treze municípios receberam o programa que somou 24.558 atendimentos.

A última edição do ano aconteceu no domingo (30/11), em Lajinha. Cerca de 900 participantes estiveram no evento que alcançou 1.678 atendimentos em dezenas de atividades realizadas durante todo o dia.

Para Renata Alexo, analista de Promoção Social do Sistema Faemg Senar, o balanço de 2025 é motivo de celebração e comprova a força do programa. “Finalizamos o ano em um município acolhedor. Dos quase 25 mil atendimentos em Minas, cerca de 10 mil foram na área da saúde. Isso mostra a grandiosidade do projeto, que além de cultura e lazer, leva cuidados essenciais a produtores, trabalhadores rurais e suas famílias”.

Lajinha em festa

O Sindicato dos Produtores Rurais, anfitrião da última ação do programa este ano, comemorou o envolvimento da população com o evento inédito no município. Para o presidente do Sindicato, Júlio Hybner, a iniciativa reforçou o comprometimento da entidade com a comunidade.

“Foi motivo de muito orgulho receber um evento dessa grandeza, que vai além das ações que o Sindicato já realiza. Tivemos cidadania, esporte, lazer, cultura e saúde. Isso mostra para a população que o sindicato não é só representatividade e serviços burocráticos. É interação com as famílias e com todas as comunidades. Só temos a agradecer a todos que participaram”, afirmou.

O vice-presidente do Sindicato, Jefferson Salomão, também comemorou o sucesso da iniciativa, ressaltando que os recursos para viabilizar o evento são fruto direto do trabalho dos produtores rurais. “Me sinto honrado. Só quem esteve lá viu o quanto foi bom. E reforço que nós produtores promovemos esse evento com recursos da arrecadação, por isso, vale a pena trabalhar com empresas sérias porque a cada nota emitida, parte do imposto vai para o Senar, que faz ações grandiosas como o Programa Família do Campo”, disse.

Famílias aprovam

O casal de produtores João Batista Tomé e Maria do Socorro Tomé, da comunidade São Brás, fez exames e assistiu às apresentações culturais. “Um dia de muita alegria, estão de parabéns”, disse Maria do Socorro. 

Carolina Silva, passou o dia com a família e destacou a importância dos serviços oferecidos. “Foi um evento maravilhoso! Meus filhos passaram pela saúde bucal, eu fiz exames e aprendi a lavar as mãos corretamente. Cortamos o cabelo, tiramos fotos, aproveitamos tudo! Foi tudo muito bom. Amei cada momento!”, relatou.

A família Alves também aproveitou! Especialmente as atrações infantis, que incluíram brinquedos infláveis, pintura no rosto, apresentações culturais, cine agro e o show de marionetes.  “Nos divertimos muito! Comemos pipoca, algodão doce e ganhamos presentes no final”, contou Flávia, que estava acompanhada do marido, da sobrinha e da filha Jéssica.
 A menina de  10 anos, afirmou que “foi um dia perfeito”. E contou: “meu brinquedo preferido foi o touro mecânico”.

Parcerias fortalecidas

O evento aconteceu com o apoio da Coocafé, do Sicoob e da prefeitura de Lajinha. Prefeito Renato Cardoso, destacou o empenho das equipes envolvidas e o impacto positivo do evento para o município. “Nos dedicamos para oferecer o melhor à população e entregamos um evento grandioso trazido pelo Sindicato e polo Sistema Faemg SEnar. Sou muito grato a todos que estiveram presentes e fizeram esse dia tão especial e inesquecível.”

O vice-prefeito, que também é produtor rural, reforçou a relevância da iniciativa.
 “Sou produtor a vida toda e sei o quanto esses eventos fazem a diferença para nós. Ver a alegria das crianças e das famílias não tem preço. Nós mostramos que  juntos podemos fazer muito pela cidade”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.