MATIPÓ (MG) - O Governo de Minas Gerais reconheceu oficialmente a situação de emergência decretada pelo município de Matipó após fortes chuvas registradas no dia 16 de dezembro de 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial em 9 de janeiro de 2026, por meio do Decreto Estadual nº 22.
Segundo o documento, as chuvas intensas provocaram danos humanos, materiais e prejuízos econômicos que comprometeram a capacidade de resposta da administração municipal. A declaração de situação anormal foi feita pela Prefeitura de Matipó em 16 de dezembro, por meio do Decreto Municipal nº 215.
Com o reconhecimento estadual, os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) sediados em Minas estão autorizados a prestar apoio suplementar ao município, mediante articulação com a coordenação estadual.
O decreto também confirma que o reconhecimento está em conformidade com os critérios da Portaria Federal nº 260, de 2022, permitindo ao município acesso a recursos emergenciais e apoio técnico.
A medida tem efeito retroativo a 19 de dezembro de 2025, data da publicação do decreto municipal. Com isso, Matipó poderá agilizar procedimentos para reconstrução e assistência às áreas afetadas.
Foto Arquivo 16 dez 2025 / Carlos Henrique Cruz

.png)