PIEDADE DE CARATINGA (MG) - A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nesta semana a Operação Arcano para cumprir cinco mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura crimes de extorsão, violação da intimidade e divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento em Piedade de Caratinga.
As ordens judiciais tiveram como alvos uma ex-servidora da Prefeitura, um vereador do município e outras duas pessoas que figuram como testemunhas no inquérito. Segundo a Polícia Civil, os investigados são suspeitos de terem gravado um vídeo íntimo da vítima e, a partir disso, passado a extorqui-la, exigindo vantagens de ordem política e funcional sob ameaça de divulgação do material.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que serão encaminhados para perícia. O objetivo é analisar mensagens, arquivos e possíveis registros que ajudem a esclarecer a dinâmica dos fatos.
Documentos falsos
Na residência do vereador, a polícia também localizou documentos de identidade falsos, além de documentos de veículos e um cheque em nome do município. Por causa desse material, um novo inquérito será instaurado para apurar possível crime de falsidade documental. Ao todo, 12 policiais civis participaram da operação.
Significado do nome
De acordo com a Polícia Civil, o nome “Arcano” faz referência a algo oculto ou secreto, em alusão à forma como o conteúdo íntimo teria sido mantido em sigilo e utilizado como instrumento de coação para obtenção de vantagens indevidas.
As investigações continuam e a Polícia Civil informou que novas diligências poderão ser realizadas para o completo esclarecimento dos fatos.

.png)