ALTO JEQUITIBÁ (MG) - A Prefeitura de Alto Jequitibá firmou uma parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Manhumirim para castrar cães em situação de rua no município. A iniciativa garante não só o procedimento cirúrgico, mas também acolhimento e cuidados durante o período de recuperação dos animais.
Sem tutores responsáveis, os cães passam a contar com um local seguro para o pós-operatório. Com apoio da APAC, o projeto assegura que, após a recuperação, os animais possam retornar às ruas em melhores condições de saúde e com mais qualidade de vida.
A ação busca promover o controle populacional de forma ética e responsável, evitando o aumento de animais abandonados nas ruas. Ao mesmo tempo, promove ressocialização para os recuperandos da APAC, que participam do processo auxiliando nos cuidados e manejo dos cães.
Além da contribuição com a causa animal, a participação nesse tipo de atividade conta como remição de pena para os recuperandos, ou seja, redução do tempo de cumprimento da condenação.
A Prefeitura destacou que novas etapas do projeto estão previstas, com o objetivo de ampliar o número de castrações e fortalecer a política pública de proteção animal no município.
Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó

.png)