MANHUAÇU (MG) - O Centro Universitário UNIFACIG realizou, na noite desta quarta-feira (04/02), a cerimônia de abertura do semestre letivo do curso de Medicina. O evento, realizado no espaço Coffee Valley, reuniu acadêmicos, docentes, equipe gestora e convidados da comunidade local e regional.
Durante o encontro, foram apresentadas as estratégias e ações que a instituição já vem implementando para o aprimoramento da formação médica, com base em análises, reuniões e visitas técnicas realizadas ao longo de 2025.
O reitor Thales Hannas destacou que, embora o resultado recente do Enade tenha sido motivo de frustração, a instituição já vinha mapeando pontos de melhoria desde o ano passado. “Tivemos um início de ano com dissabor, uma frustração pela nota do Enade. Mas hoje foi o momento de mostrar à sociedade e aos nossos alunos as ações que já estão em curso. A chegada do professor Alexandre Nicolini é a cereja do bolo nesse processo de transformação, visando aprimorar os processos pedagógicos e avaliativos”, afirmou.
O evento contou com a palestra do professor Dr. Alexandre Nicolini, considerado o maior especialista em aprendizagem e avaliação do país. Agora oficialmente integrado ao UNIFACIG, ele contribuirá estrategicamente com a reestruturação dos processos pedagógicos e avaliativos do curso de Medicina.
“O sistema de avaliação se tornou muito mais exigente. Mesmo instituições que pareciam acima de qualquer suspeita tiveram notas reduzidas. O que estamos fazendo agora é treinar todos: professores, coordenadores e estudantes para que possamos levar o UNIFACIG a outro patamar”, explicou Nicolini.
Ele ainda ressaltou a qualidade da estrutura e do corpo docente da instituição. “A infraestrutura e os investimentos do UNIFACIG são de alto nível. Agora o desafio é afinar essa sintonia e alcançar resultados mais ambiciosos”, completou.
O encontro contou também com a fala de professores e do coordenador do curso destacando que o curso tem reconhecimento em várias avaliações com nota máxima, profissionais médicos formados que são referência e reafirmando o compromisso do UNIFACIG com a qualidade da formação médica e com o diálogo aberto entre universidade, profissionais da saúde e comunidade.
Carlos Henrique Cruz | Jailton Pereira - Portal Caparaó

.png)