Portal Caparaó - Defensoria de Minas abre inscrições para o Mutirão Creche para Todos em Manhuaçu
Geral

Defensoria de Minas abre inscrições para o Mutirão Creche para Todos em Manhuaçu

05/02/2026 - Atualizado em 05/02/2026 15h19

MANHUAÇU (MG) - A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está com inscrições abertas para a terceira edição do Mutirão Creche para Todos em Manhuaçu, iniciativa criada para ampliar o acesso à educação infantil no estado. As famílias interessadas poderão se inscrever até o dia 27 de fevereiro.

O mutirão é direcionado a pais e responsáveis por crianças de 0 a 3 anos, que necessitam de vaga em creche, além de crianças de 4 a 5 anos que estão na pré‑escola e enfrentam dificuldades para efetivar matrícula na rede pública.

No Brasil, a legislação determina que a idade máxima para uma criança ficar fora da escola é 4 anos de idade. Apesar de ser facultativo que pais ou responsáveis matriculem o filho antes dessa idade, a creche é um direito da criança, uma opção da família, um dever do Estado, e uma atribuição dos municípios, com a colaboração dos Estados e da União. 

Com foco na resolução extrajudicial, o Mutirão busca garantir e ampliar o acesso à educação infantil por meio do diálogo e do trabalho conjunto com os municípios envolvidos.

Além de Manhuaçu, participam desta edição as Unidades da DPMG em: Araçuaí, Barbacena, Conceição do Mato Dentro, Divinópolis, Francisco Sá, Luz, Monte Alegre de Minas, Montes Claros, Salinas, Teófilo Otoni e Unaí.

Manhuaçu: Rua Monsenhor Gonzales, 350, 10º andar, edifício Alfa. De segunda a sexta, de 8h às 17h. Para informações: (33) 2123-0098

Documentos necessários

Para realizar a inscrição, é obrigatória a apresentação de:

cópia da carteira de identidade e do CPF do representante legal;

certidão de nascimento da criança com CPF;

comprovante de endereço atualizado no município onde se almeja a vaga, contendo CEP e, preferencialmente, em nome do requerente. Também será aceita declaração de residência, que pode ser emitida no posto de saúde ou no CRAS.

A iniciativa é realizada pela DPMG, por meio da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cededica), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.