Portal Caparaó - Michel Carlos é ordenado padre em cerimônia na Paróquia do Bom Pastor
Geral

Michel Carlos é ordenado padre em cerimônia na Paróquia do Bom Pastor

08/02/2026 - Atualizado em 08/02/2026 17h02

MANHUAÇU (MG) - A paróquia Bom Pastor de Manhuaçu e a Arquidiocese de Manaus celebraram com muito júbilo a ordenação presbiteral do Diácono Michel Carlos da Silva, na manhã deste domingo,08. Fieis de diversas localidades, paroquianos, bem como de Manaus, onde Michel Carlos fez o estágio pastoral participaram da celebração de ordenação, que foi presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, Dom Zenildo Lima e Dom Samuel Ferreira., com a participação de padres diocesanos e sacramentinos.

De maneira significativa, a comunidade teve todo o cuidado para os preparativos, com a participação de cada paroquiano, que se envolveu para oferecer comodidade a todos os visitantes, que vieram de outras cidades, a fim de prestigiar a ordenação presbiteral do filho da terra que, aos 35 anos de idade, se entrega para o serviço do Reino de Deus. A celebração aconteceu num clima de muita alegria pela comunidade, com a acolhida do arcebispo da Arquidiocese de Manaus e ordenante, Dom Leonardo Steiner. Já no início da celebração, a emoção tomava conta de todos os fiéis participantes, dos familiares do ordenando, que se tornava o novo mensageiro de Deus para a comunidade católica.

Durante o rito de ordenação, alguns momentos se destacaram quando o candidato foi apresentado para o arcebispo, para ser aceito na ordem sacerdotal. O momento mais importante da ordenação foi a Imposição das Mãos do arcebispo sobre o candidato e, a Oração Consecratória o tornando assim, Padre Michel, que servirá à Igreja de Cristo por onde passar.

Após ordenado, o eleito recebeu então as vestes próprias de sacerdote das mãos de sua mãe, Aparecida dos Anjos da Silva. Muito emocionada entregou a Casula e a Estola, objetos que revelam seus significados do serviço sacerdotal. Além da mãe, o pai Adão Antônio da Silva e irmãos não contiveram as lágrimas.  Sem esconder a alegria, os pais de Michel Carlos, Adão Antônio da Silva e Aparecida dos Anjos da Silva relembraram da caminhada do filho, que teve início em 2014. Eles ressaltam que a fé sempre foi marcante na vida da família. “Nosso ensinamento frutificou e, agora juntos na ordenação sacerdotal, o coração de mãe bate forte e transborda de felicidade”, disse Aparecida dos Anjos.

Na homilia, Dom Leonardo Steiner agradeceu e manifestou gratidão aos familiares pela educação e entrega do filho à vida religiosa. “Ser padre é um chamado para se lançar em águas profundas. Cada vez nos tornamos filhos de Deus, a partir do momento em que se dedica para ouvir o clamor. Agradeço muito aos pais do agora padre Michel Carlos, por tê-lo incentivado na vocação e pelo desprendimento de entregar o filho para Deus no serviço sacerdotal. Agradeço a todos pela acolhida de todas as comunidades, para essa grande festa. Que Deus os recompense e abençoei”, agradeceu o arcebispo.

Em entrevista a reportagem, Dom Leonardo Steiner falou do trabalho missionário na Amazônia, os desafios e a recomendação do Papa Leão XIV, para o fortalecimento da Igreja. Segundo ele, as ações são voltadas para uma Igreja viva com a presença de Deus, que leva em consideração a transformação social, cultural, libertação e a preservação do meio ambiente. As dificuldades encontradas são a distância, o alto sustento das comunidades, a devastação em busca da riqueza e, o Mercúrio que é lançado nos rios. “Papa Leão tem seguido a linha de Papa Francisco, nos incentivando a cuidar do meio ambiente e o cultivo das comunidades, para que o nosso jeito de cuidar da Amazônia possa ter continuidade e aprofundar cada vez mais”, destaca Dom Leonardo.

A vocação para os ensinamentos de Deus

Por tua palavra, lançarei as redes- (Lc5,5)”. O lema escolhido pelo diácono Michel Carlos da Silva tem um significado forte e, segundo ele, a escolha é para fortalecê-lo na caminhada a cada momento, para levar a palavra de Deus como doação. Há 12 anos atrás, ele foi enviado da Paróquia Bom Pastor ao Seminário. “Já são seis anos que estou trabalhando na Amazônia (Arquidiocese de Manaus). Nesse período foi possível aprender sobre os costumes, a cultura daquele povo. Lá o trabalho foi de manutenção da cultura, luta por moradia, demarcação de terra e a luta por melhores condições. Agora continuo a missão com fé, preparado para a caminhada na vida sacerdotal”, ressalta padre Michel Carlos. A primeira celebrada na comunidade São Judas Tadeu, onde teve início a sua vocação para o sacerdócio.

Eduardo Satil / Rádio Caparaó / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.