Portal Caparaó - Fraternidade e Moradia é o tema da Campanha da Fraternidade 2026
Geral

Fraternidade e Moradia é o tema da Campanha da Fraternidade 2026

18/02/2026 - Atualizado em 19/02/2026 08h14

REDAÇÃO - A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira de cinzas (18), em Brasília, a Campanha da Fraternidade de 2026. Neste ano, a iniciativa traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, propondo uma reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.

Durante a cerimônia realizada na sede da entidade, o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoerpers, destacou que a escolha do tema não deve ser interpretada sob viés partidário.

“Este não é um tema partidário, ele é um tema humano, é um tema civilizatório. O modo como tratamos os mais vulneráveis revela o tipo de país que desejamos ser. A Campanha da Fraternidade de 2026 quer suscitar diálogo, mobilização e compromisso. Quer fortalecer iniciativas já existentes, inspirar políticas públicas eficazes, incentivar parcerias responsáveis e despertar consciência”, afirmou.

A Campanha da Fraternidade 2026 destaca números preocupantes da realidade habitacional no Brasil: cerca de 6,2 milhões de famílias vivem sem moradia adequada e aproximadamente 328 mil pessoas estão em situação de rua. Para a iniciativa, a casa representa a base para o acesso aos demais direitos. Sem moradia, ficam comprometidos aspectos como segurança, saúde, educação e dignidade.

Promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil, a Campanha da Fraternidade mobiliza comunidades em todo o país durante o período da Quaresma, incentivando debates e ações concretas sobre temas sociais.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.