ABRE CAMPO (MG) - Após encerrar em dezembro de 2025, um ciclo de três anos à frente da provedoria da Santa Casa de Abre Campo, o ex-prefeito do município de Abre Campo, Márcio Victor, oficializou sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual em Minas Gerais.
A decisão marca um novo momento na trajetória política do ex-gestor, que deixa a instituição hospitalar com um legado de investimentos expressivos, modernização estrutural e ampliação dos serviços de saúde, consolidando a Santa Casa como referência regional na Zona da Mata Mineira.
Entre 2022 e 2025, período em que esteve à frente da provedoria, foram investidos mais de R$ 6 milhões em obras de reforma, ampliação da unidade hospitalar e na aquisição e manutenção de equipamentos modernos. Os recursos permitiram avanços significativos na infraestrutura e na qualidade do atendimento prestado à população.
Durante sua gestão, a Santa Casa passou por uma ampla transformação, com obras de modernização, aquisição de novos equipamentos e expansão do número de especialidades médicas e procedimentos cirúrgicos. Um dos principais marcos foi o início, em 2025, da construção de um novo anexo hospitalar, com área total de 4.791,38 m², distribuídos em cinco pavimentos.
O novo espaço contará com Centro de Imagens completo — incluindo exames como tomografia, ressonância magnética e mamografia — além de Central de Material e Esterilização (CME), unidade de internação com 60 leitos, UTI com 20 leitos e um centro cirúrgico com sete salas. A obra está estimada em cerca de R$ 14,4 milhões, sem considerar equipamentos e mobiliário.
Segundo Márcio Victor, os investimentos refletem o compromisso com a dignidade no atendimento à população. “A modernização das dependências foi pensada para oferecer mais conforto e acolhimento aos pacientes, especialmente em momentos delicados como o enfrentamento de doenças”, destacou.
Atualmente, a Santa Casa de Abre Campo atende 45 municípios mineiros, sendo referência em áreas como cirurgia geral, vascular e angiologia, além de diversas especialidades médicas. Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2025, foram realizadas 6.483 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 466 mil atendimentos ambulatoriais.
O atendimento humanizado também se consolidou como um dos diferenciais da instituição, sendo frequentemente reconhecido por pacientes da região. Relatos destacam a qualidade dos profissionais e a agilidade nos serviços prestados.
Fundada em 1912 e reconhecida como instituição filantrópica em 1948, a Santa Casa atende cerca de 95% de seus pacientes pelo SUS e se firmou, ao longo dos anos, como um importante polo de saúde na Zona da Mata Mineira.
Com a saída da provedoria, Márcio Victor direciona agora seu foco para a política estadual, apostando na experiência administrativa e nos resultados alcançados na área da saúde como credenciais para sua pré-candidatura nas eleições de 2026.

.png)