Portal Caparaó - Empossado o novo Conselho de Saúde de Manhuaçu
Geral

Empossado o novo Conselho de Saúde de Manhuaçu

26/01/2010 - Atualizado em 26/01/2010 20h33
Nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde foi empossada

Com a presença de representantes de vários segmentos, foi empossado na noite do dia 20, o novo Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu.  A solenidade aconteceu no salão de festas da APAE, onde foi feita a transmissão de posse à atual diretoria, depois de um consenso para a apresentação de apenas uma chapa, encabeçada por  Raimundo Ferreira Lopes. Agora, estará gerenciando o CMS pelo período de um ano. Para a nova diretoria, desafios serão encontrados e, somente estabelecendo parceria será possível alcançar um bom resultado. O presidente eleito, Raimundo Ferreira Lopes, está otimista com a tarefa assumida.

Segundo ele, há a necessidade de muita harmonia, confiança e parceria entre o Executivo, direção do Hospital César Leite, SUS e o Conselho. “Somente assim, é que faremos com que os usuários tenham atendimento decente e, que o Conselho Municipal de Saúde continue sendo referência a nível regional, estadual e nacional”,frisa o presidente eleito Raimundo Ferreira. 

O ex-presidente do Conselho, Júlio Caetano Dias diz que durante sua gestão, buscou sempre realizar um trabalho diferenciado junto à coletividade, além de promover encontros para trabalhar a conscientização das pessoas. Ele lembra das dificuldades surgidas, que, serviram de aprendizado para superar os obstáculos. “Nesse período, conseguimos levar o Conselho Municipal de Saúde, para  projeção a nível estadual e nacional. Torço pelo empenho dos novos conselheiros, para que trabalhem para aprovação da Emenda Constitucional nº 29”, lembra Júlio Caetano Dias. Essa emenda estará traçando diretrizes, do que será gasto em saúde pública e, de que maneira o  Estado e União, tem de gerenciar e destinar a verba para cada município.

Conquistas do Conselho Municipal de Saúde

O período da gestão do ex-presidente, Júlio Caetano Dias foi marcado por muitas conquistas para a saúde no município de Manhuaçu. Foi realizado o Fórum de Assistência Farmacêutica,que discutiu e, em breve o município terá uma farmácia  ampliada no SUS, para auxiliar no caso de medicamentos especiais. Com isso, não haverá a necessidade da pessoa deslocar à Diretoria Regional (Manhumirim). O conselho também teve participação ativa no seminário sobre drogas, com a presença de 12 municípios da região, o que possibilitou a viabilização para breve a construção do CAPS AD(Centro de Atenção Psicossocial para cuidar de dependentes de Álcool e Drogas). Júlio Caetano Dias se sente realizado, pois, além das conquistas e projeção das ações do Conselho Municipal de Saúde, todos os conselheiros foram capacitados sobre saúde pública e, trouxe fortalecimento para que Manhuaçu  continue sendo considerada a cidade pólo na saúde.

Investimentos 

Membros do Conselho Municipal de Saúde e autoridades participaram da cerimônia

Para surpresa dos conselheiros de saúde, o prefeito Sérgio Breder anunciou que será feita uma forte parceria, para que o  município viva novos tempos na área da saúde. Foi repassado na quarta-feira, para a conta bancária do Fundo Municipal de Saúde, o valor de R$ 1.400.000,00 (Um milhão e Quatrocentos Mil Reais)  para reforma do laboratório, lavanderia, cozinha, nova farmácia do SUS e Centro de Atenção Psicossocial, para cuidar de dependentes de Álcool e Drogas( CAPS AD). Sérgio Breder desejou sucesso à nova diretoria. A constituição do conselho ficou bem definida. Raimundo Ferreira Lopes(presidente);Nelson de Abreu(vice); Dr.Sebastião Adão de Andrade(1º secretário);Marivaldo Anselmo de Assis(2º Secretário); Paulo José Vieira(Relações Públicas) e Dr.Luiz Carlos Lemos Prata(Diretor de Organização).

O presidente eleito,  Raimundo Ferreira Lopes agradeceu a confiança do prefeito Sérgio Breder, vice Adejair Barros e do secretário de saúde, Dr.Luiz Carlos Lemos Prata. Também enalteceu o apoio dos vereadores e dos conselheiros de saúde. “Tudo farei, para que possamos ter um conselho forte, dinâmico e voltado para o bem estar do povo de Manhuaçu”,sintetizou.

Eduardo Satil - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.