Portal Caparaó - OPEM-PREV comemora odontopediatria preventiva
Geral

OPEM-PREV comemora odontopediatria preventiva

27/01/2010

Academia Norte–Americana de Odontopediatria e a Associação Norte–Americana de Pediatria recomendam avaliações odontológicas para as crianças durante seu primeiro ano de vida. A intervenção odontológica precoce avalia a categoria de risco de uma criança com base em entrevistas familiares e exames bucais. Estas triagens precoces constituem uma oportunidade para educar os pais sobre o cuidado médico e dentário e o custo benefício do cuidado preventivo não restaurador e podem ser mais eficazes na redução de cáries de primeira infância do que os modelos tradicionais de doença infecciosa.

Um programa abrangente de cuidado bucal para os lactantes inclui: (1) avaliações de risco em visitas programadas regularmente ao dentista; (2) tratamentos preventivos como vernizes fluoretados ou selantes; (3) educação familiar sobre os métodos corretos para limpar a boca do bebê; e (4) incentivos para estimular a participação em programas educacionais contínuos.

O recrutamento de mães durante a gestação aumenta a probabilidade de elas participarem do programa de avaliação. Para maximizar o interesse, a confiança e o sucesso entre os pais participantes, os programas educacionais e de treinamento devem ser adaptados às normas sociais e culturais da comunidade que está sendo atendida.
OPEM-PREV

Em Manhuaçu, o programa OPEM-PREV é reconhecido como um trabalho de prevenção que oferece um completo acompanhamento de todas as etapas de dentição, proporcionando a prevenção através de um tratamento agradável e sem traumas. O índice de cáries chega a zero e evita outros tratamentos como restaurações, tratamento de canal e doenças da gengiva. Sob a supervisão da Dra. Rita de Cássia Pace L. Menezes, o programa completa 13 anos e colhe excelentes resultados. Hoje ela atende também adolescentes e pacientes jovens fazendo clareamento e estética. O OPEM-PREV conta agora com mais uma Odontopediatra Dra. Janice Fortunato Marques.

VEJA AS FOTOS DOS CAMPEÕES

O incentivo do OPEM-PREV ainda é reforçado através de outra estratégia. A cada seis meses, os meninos e meninas que seguem o programa são premiados. Os melhores desempenhos no combate a cárie e exemplos de escovação recebem troféus e medalhas.

Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.