Portal Caparaó - Manhuaçu pode fazer parceria com a Epamig
Agronégocios

Manhuaçu pode fazer parceria com a Epamig

27/01/2010 - Atualizado em 27/01/2010 08h37
Presidente da Epamig, Baldonero Arthur, com Secretário Vinícius de Resende e o Prefeito Sérgio Breder

O Prefeito de Manhuaçu Sérgio Breder e o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Vinícius de Resende se reuniram, em Belo Horizonte, com o Presidente da EPAMIG, Baldonero Arthur Napoleão, e discutiram a possibilidade da implantação de uma fazenda experimental no município.

“O foco foi realmente a cafeicultura. Estamos buscando recursos tecnológicos que diminuam as despesas e aumente a produção. Mas também abordamos outros temas, como a qualidade das flores tropicais produzidas em Manhuaçu”, especificou o secretário Vinícius de Resende. A EPAMIG é considerada a principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e conforme explicou o presidente durante o encontro, “tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade”.

Para desempenhar suas atividades e desenvolver seus programas, a EPAMIG mantém a sede em Belo Horizonte e uma estrutura descentralizada composta por cinco unidades regionais, com vinte e seis fazendas experimentais, duas estações experimentais, cinco núcleos tecnológicos, além de um instituto de laticínios e um núcleo de ensino técnico agropecuário, localizados em regiões estratégicas do Estado.

Em parceria com instituições públicas e privadas, a EPAMIG desenvolve pesquisas que contemplam todas as grandes áreas do setor agropecuário, através dos Programas de Agroenergia, Aquicultura, Cafeicultura, Floricultura, Fruticultura, Grandes Culturas, Olericultura, Pesquisa em Bovinos, Processamento Agroindustrial e Silvicultura e Meio Ambiente. Além disso, mantém nos Centros Tecnológicos de Juiz de Fora e Pitangui ensino técnico em Laticínios e em Agropecuária e Cooperativismo, respectivamente.

PARCERIA COM MANHUAÇU

Foram cogitadas parcerias com o município de Manhuaçu, conforme informou Vinícius de Resende. “O presidente mostrou interesse em instalar no nosso município uma fazenda experimental. Ele também se ateve para a produção de plantas tropicais, já que a Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais e Exóticas (APPOEX) tem tido bastante reconhecimento nesta área”, ressaltou, informando que o presidente sugeriu que se investisse no plantio de azeitonas e na produção de vinhos. “Uma experiência neste sentido deu certo na cidade de Santa Fé. Dr. Baldonero pensa que o mesmo pode acontecer em Manhuaçu”, ponderou o secretário. 

Ficou agendada a visita de especialistas do ramo da cafeicultura para se encontrarem com produtores locais. “Não deixa de ser o primeiro passo para instalação da fazenda experimental. Caso essa instalação aconteça, será um grande avanço, não só para Manhuaçu, mas como para toda região”, comentou Vinícius de Resende.

Desde que assumiu a pasta, em maio do ano passado, Vinícius de Resende tem se inteirado das necessidades dos produtores rurais. Para isso, tem recebido o apoio de extensionistas da Emater e desse contato surgiu uma lista de reivindicações, que foram repassadas em Belo Horizonte. “O prefeito Sérgio Breder e eu levamos várias sugestões para o presidente da EPAMIG. Dentre elas posso citar, a realização de eventos para viveiristas, informando sobre as linhagens produtivas de café; montar unidades demonstrativas de produtos alternativos aos agrotóxicos e fomentar a psicultura em Manhuaçu”, relacionou o secretário, dizendo que o prefeito colocou o município à disposição para pesquisas nas áreas de café, flores, milho, feijão e conservação do solo.

SATISFAÇÃO

O prefeito Sérgio Breder se mostrou satisfeito com o encontro. “Dr. Baldonero é um homem que conhece as necessidades dos municípios. Ele tem uma longa e bem sucedida trajetória política, exercendo por três vezes o cargo de prefeito da cidade de Barroso. O presidente da EPAMIG também já foi colega na Assembleia Legislativa do deputado Sebastião Costa (PPS)”, disse o prefeito, enfatizando que algo positivo foi produzido pela reunião. “Pela forma em que formos recebidos deu pra perceber o interesse do Dr. Baldonero em atender as nossas solicitações. E a visita de especialistas na produção de café confirma o que estou dizendo”, finalizou o prefeito.

contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.