Portal Caparaó - Deputado viabiliza 300 mil reais para o HCL
Geral

Deputado viabiliza 300 mil reais para o HCL

08/02/2010 - Atualizado em 08/02/2010 15h15
Deputado João Magalhães e o Provedor do Hospital César Leite Fernando Lacerda

O deputado federal, João Magalhães, visitou Manhuaçu e se reuniu com o Provedor do Hospital César Leite Fernando Gonçalves Lacerda. Ele garantiu através de suas emendas individuais mais trezentos mil reais para custeio e manutenção do HCL. Reconhecido como um dos grandes parceiros do hospital, o parlamentar diz que a verba vai atender demandas existentes e irá beneficiar diretamente os moradores de Manhuaçu e mais 24 cidades da região.

“Há alguns anos sentia que o Hospital César Leite enfrentava um momento de urgência/emergência e precisávamos salvar o hospital. Naquela época, precisávamos agir e tomamos as providências necessárias. Quando o José Fialho ainda era o provedor iniciamos a busca de recursos e consegui liberar a primeira verba para a manutenção do HCL. De lá para cá, todos os anos tenho conseguido recursos para a compra de medicamentos, material de limpeza, renovar estoque de roupas de cama e itens da manutenção”, lembrou o parlamentar que já soma mais de três milhões de recursos destinados ao HCL durante esses anos.

Segundo João Magalhães, isso tudo permitiu que o HCL ganhasse fôlego, resolvesse pendências e superasse o momento difícil. “Essas verbas garantiram que o HCL trilhasse novos caminhos e voltasse a investir. A partir do momento que colocamos recursos, ele saiu do vermelho. Todos podem ver a quantidade de investimentos que o Hospital César Leite fez e tem divulgado nos últimos anos. O HCL é referência em toda a região e eu tenho esse compromisso em auxiliar na manutenção desse ambiente que é essencial para resguardar a vida da nossa população”.

O deputado federal justificou suas emendas dizendo que é através da saúde que se atende as maiores demandas de uma região. “Eu sempre fui defensor que nenhuma região se desenvolve sem obras de infraestrutura e educação, mas entendo que saúde é uma prioridade. Essa verba vai contribuir para o fortalecimento do trabalho que a diretoria, conselho e todos os colaboradores desenvolvem no HCL” destaca. Durante a entrevista, ele ainda garantiu que vai buscar a liberação de mais meio milhão de reais: “Viabilizamos 300 mil reais agora e queremos garantir mais 500 mil reais para medicamentos e manutenção. Esse compromisso meu é eterno. Enquanto for deputado, vou trabalhar pelo HCL e pelos hospitais da região”, reafirmou.

RECONHECIMENTO

O provedor do Hospital César Leite, Fernando Lacerda, agradeceu mais uma vez o carinho e a preocupação do Deputado Federal João Magalhães com a questão da saúde da população. “Sem esses recursos, o Hospital César Leite não teria capacidade de crescer como conseguimos nesses anos. Temos que reconhecer: o Deputado João Magalhães é o único parlamentar que destinou recursos para o Hospital César Leite. Todos os anos ele destina emendas parlamentares para manutenção do nosso hospital regional. Em nome da direção do hospital, quero agradecer ao deputado”, afirmou.

O HCL trabalha com mais 80% de sua capacidade voltada para atendimentos via SUS. “Grande parte dos investimentos na estrutura foi através do Governador Aécio Neves com o Pro-Hosp, mas fora esses recursos, somente o deputado João Magalhães tem trazido verbas que auxiliam na manutenção do hospital e permitindo que a comunidade de toda a região seja beneficiada. São cerca de 350 mil habitantes da região atendidos no HCL e que não precisam ir para outros centros graças aos investimentos que conseguimos fazer aqui”, declarou.

Somente com recursos próprios, o HCL estaria na mesma situação difícil que a maioria dos hospitais do país. A remuneração do SUS pelos procedimentos e atendimentos não paga nem o custo dos serviços. “A conseqüência desses recursos foi ficarmos em segundo lugar em Qualidade no Prêmio Célio de Castro em todo o Estado e em primeiro lugar entre as instituições do interior. A Secretaria de Estado de Saúde reconheceu que o trabalho do HCL é sério, dinâmico e eficiente na aplicação dos recursos públicos. Grande parte disso devemos também ao deputado João Magalhães”, ressaltou Fernando Lacerda.

contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.