Portal Caparaó - Manhuaçu Mulher movimenta delegacia em Manhuaçu
Geral

Manhuaçu Mulher movimenta delegacia em Manhuaçu

09/03/2010 - Atualizado em 09/03/2010 12h57
Palestras tiveram participação ativa das mulheres

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O evento aconteceu na manhã de domingo. A abertura pela Banda de Música do 11º B.P.M., com a execução do Hino Nacional e outras músicas, para enaltecer o momento tão singular àquelas que a cada dia estão buscando o espaço na sociedade.

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado pelo radialista S.J. de Moraes e Pastor Alberto Sperber. “No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário) e, equiparação de salários com os homens”,destacaram. Atualmente, as mulheres têm ocupado o espaço no mercado de trabalho e, às vezes, sobressaem de maneira surpreendente.

Veja as fotos do evento

As atividades desenvolvidas nos stands dos órgãos participantes, ofereceram maquiagem, corte de cabelo, confecção de Carteira de Identidade, CPF, atrações artísticas e palestras informativas. O delegado da Homicídios, Getúlio Vargas de Lacerda,  enfatizou os casos de agressão à mulher, no stand preparado para projetar imagens a fim de chamar a atenção para que a “mulher”, não fique sofrendo agressão doméstica e permaneça calada. O delegado lembrou ainda, do caso da cabeleira de Belo Horizonte que foi ameaçada várias vezes, até ser morta pelo ex-marido. “A mulher precisa reagir e, não deixar que essas coisas aconteçam. É o momento de lutar para que tenham novas conquistas”, sintetizou o policial.

A Delegada de Crimes contra a Mulher, Lujan Pinheiro disse que a participação foi surpreendente, com a presença das mulheres que trabalham e dedicam o tempo para a família. Quando perguntada sobre a importância do dia Internacional da Mulher, Dra. Lujan Pinheiro enalteceu o apoio de todos os órgãos envolvidos no evento e, que o dia do Manhuaçu Mulher já está ganhando notoriedade. “Depois do resultado, já estamos pensando no projeto “Manhuaçu Mulher”, para trazer organização em prol do público feminino e familiar”,disse. Para a delegada, é o momento de buscar

Abertura do Manhuaçu Mulher 2010

mecanismos nas áreas de segurança pública, educação, saúde e acesso facilitado ao Poder Judiciário, Ministério Público, além de outros setores que indicam que a mulher tem seus direitos garantidos.

Mas, mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Para isso, é necessária a consciência das mulheres, na busca desse processo de transformação social.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.