Portal Caparaó - PMs apresentam projeto e recebem viatura do Comandante-Geral
Segurança

PMs apresentam projeto e recebem viatura do Comandante-Geral

17/03/2010 - Atualizado em 17/03/2010 07h55
Cabo Ageu ladeado pelos Soldados Márcia e Leonardo na sede do Comando da PM em BH com a nova viatura

O Cabo Ageu Mafort e os Soldados Márcia Gomes e Leonardo Heringer receberam, em Belo Horizonte, no início da manhã de sexta-feira, 12, do Comandante-Geral da Polícia Militar em Minas Gerais, Coronel Renato Vieira, a chave de uma viatura zero km, destinada ao projeto Patrulha de Prevenção Ativa - PPA. No trajeto, eles teceram comentários sobre esta modalidade de policiamento e, principalmente, quanto à atitude do comando, que os surpreendeu.

Cabo Ageu tem 15 anos de Polícia Militar. Depois de comunicar ao Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Ney de Castro Brito, a sua intenção e, após receber orientações dos chefes e apoio dos colegas, escreveu para o Comandante-Geral e enviou, pelo Painel Administrativo (uma ferramenta de comunicação da rede interna da PM), um projeto, apresentando a sua equipe, como eles fazem seu trabalho, os elogios recebidos e as publicações em jornais. Mostrou também a necessidade de uma viatura nova, que atendesse, satisfatoriamente.

"Enviei a mensagem ao Comandante-Geral no início de fevereiro. No dia seguinte, recebi a resposta do Comando, comunicando que já tinha tomado as providências para que a equipe recebesse a viatura destinada ao serviço", disse o Cabo Ageu. "Vi com bons olhos a atitude dos militares. Foi um prazer receber a mensagem com o projeto. Observei o conceito do trabalho da equipe e, de pronto, decidi: temos que atender esse pedido", contou o Coronel Renato, em seu gabinete, ao receber os militares.

NO GABINETE

Antes da entrega da chave, o Comandante-Geral recebeu os visitantes em seu gabinete. Eles se apresentaram, conversaram sobre a cidade de Manhuaçu e trocaram impressões sobre o trabalho da equipe. O Coronel Renato lembrou da criação da Patrulha de Prevenção Ativa - PPA, quando ainda estava no Comando de Policiamento da Capital - CPC. O projeto deu tão certo, que foi expandido para as demais unidades sediadas no interior.

"Essa viatura é para que vocês cumpram o papel da PM, o da prevenção. Porém, ela só não basta. É preciso também investir em ações repressivas e programas específicos. Tenho certeza que farão bom uso dela", ressaltou o Coronel Renato.

DEMOCRÁTICA

O Soldado Leonardo tem três anos de Polícia Militar e a Soldado Márcia, dois. Eles se surpreenderam com a atitude democrática do Comando. "Sempre ouvi falar de um ambiente muito rígido na Polícia Militar e que não tínhamos direito à voz. Nunca imaginei que o Comando fosse nos receber assim, com tanta cordialidade. Achei interessante o Oficial acolher um pedido de militares do interior", disse o Soldado Leonardo.

Coronel Renato entrega as chaves da nova viatura para o PPA de Manhuaçu

A Soldado Márcia, única mulher integrante da equipe formada por seis militares, conta as várias situações em que a Patrulha ganhou destaque com sua atuação preventiva, dentre elas, as ações voluntárias de seus integrantes como a arrecadação de material escolar e a de 2 mil brinquedos, distribuídos a 10 creches e hospitais.

Para o Cabo Ageu, a partir de hoje, a equipe terá mais motivação para fazer visitas tranquilizadoras, prestar informações, percorrer um trajeto maior, dar orientações e muito mais. "Quando vejo pessoas jovens na PM, fico tranquilo pois sei que a Instituição está em boas mãos", afirmou o Coronel Renato.

Ainda integram a equipe da PPA em Manhuaçu, os Soldados Matheus, Marcon, Alailton e Jonas.

Jornalista Márcia Cândido – Assessoria de Imprensa PMMG
portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.