Portal Caparaó - 1º Encontro de Cafeicultores de Ipanema
Agronégocios

1º Encontro de Cafeicultores de Ipanema

19/03/2010 - Atualizado em 19/03/2010 16h41

A Prefeitura de Ipanema, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), realizará o 1º Encontro de Cafeicultores de Ipanema e Região, no dia 19 de março, a partir das 8h, no Salão Nobre da Maçonaria.

O objetivo do encontro, segundo o agrônomo da Prefeitura, Márcio Luiz da Gama Oliveira, é o de incentivar o cultivo do Café Conilon na região, e demonstrar ao cafeicultor novas técnicas de plantio. A expectativa da organização é que comparecem 200 produtores rurais, em média.

O Conilon é uma variedade de clima quente, portanto se adapta melhor à região. O agrônomo explica ainda que o intuito do evento é despertar nos produtores rurais a possibilidade de diversificar a produção agropecuária, já que a produção de leite é a atividade foco em Ipanema e municípios circunvizinhos.

E se a dúvida de alguns produtores rurais é saber se há mercado para o Café Conilon, a resposta é sim. Só a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) absorveria todo o produto desta região, desde que os agricultores mantivessem escala de produção. O evento também será a oportunidade em que será feito o zoneamento da região para que os produtores possam ter acesso a créditos financeiros.

Haverá também partida entre Cruzeiro Júnior x Ipanemense, no Estádio Municipal, a partir das 21h. A entrada vale 1Kg de alimento.

Cafeicultura

A cafeicultura é uma importante atividade do setor agropecuário, que contribui significativamente para a formação da receita cambial brasileira e para o desenvolvimento social e econômico do país, garantindo também a geração de novos postos de trabalho.

Diversas variedades de café são produzidas no Brasil, sendo que a Conilon corresponde por aproximadamente 30% da produção nacional e 70% da produção capixaba de café. São muitas as áreas aptas ao plantio, mas os estados que têm se destacados são: Espírito Santo, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará. Seu principal destino é o mercado interno, seja para industrialização como café solúvel ou para compor os blends com o Arábica, na indústria do torrado e moído.

Programação
8h - Recepção
9h - Abertura Oficial
10h - Palestra “Tecnologias para o cultivo do Café Conilon”, com Dr. Romário Gava Ferrão – Pesquisador da Incaper e Coordenador de Cafeicultura do Espírito Santo Moderador: Tarcísio da Soledade de Freitas - EMATER 11h30 - Debate sobre o tema
12h - Almoço
13h – Palestra “Cooperativismo: o melhor caminho para a cafeicultura sustentável”, com Fernando Romeiro de Cerqueira - Diretor-Presidente da Coocafé
Moderador: Márcio Luiz da Gama Oliveira - Agrônomo
14h30 - Debate sobre o tema
15h - Esclarecimentos - Banco do Brasil
15h15 - Esclarecimentos - SICOOB
15h30 - Encerramento

Thaís Machado
Assessoria de Comunicação Social
Governo Municipal de Ipanema

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.