Portal Caparaó - Câmara poderá ter reuniões semanais em Manhuaçu
Política

Câmara poderá ter reuniões semanais em Manhuaçu

25/07/2007 - Atualizado em 26/07/2007 22h10
Depois do Encontro de Prefeitos e Vereadores, a idéia acabou ganhando força com a sugestão do vice-prefeito de Belo Horizonte. Ronaldo Vasconcelos questionou os vereadores sobre a quantidade de reuniões mensais e lançou a idéia: “Já está na hora de passarem a se reunir semanalmente”.

Os vereadores Toninho Gama, Jânio Sérvio (Catinga) e Jorge Augusto Pereira conversaram com o palestrante ainda no encontro e decidiram sugerir a mudança na lei orgânica.

A proposta em tramitação no Legislativo é de que os vereadores se reúnam sempre às quintas-feiras em caráter ordinário. “A bem da verdade estaremos oficializando uma postura que já acontece, mas não tem uma data certa”, explica Toninho Gama. Neste ano, só para citar como exemplo, em todos os meses os vereadores reuniram-se 4 a 5 vezes.

Para os três autores da proposição, a idéia é oficializar e organizar o que já acontece. “Desse modo, os vereadores e a sociedade sempre saberão que dia é a reunião. Temos reunidos muitas vezes extraordinariamente, mas em dia diferentes como nas terças e nas quartas-feiras em semanas que não há reunião ordinária”, explica Toninho.

DUAS VEZES

Para o vereador a velha história de que vereadores ganham para se reunir duas vezes por mês tem que ser superada. “Isso não é verdade. Afinal, o trabalho do vereador é diário. Infelizmente, o que acontece é que a regra em vigor só manda duas reuniões, quando na realidade já nos reunimos muito mais, além das outras atividades cotidianas”, lembrou.

Para ser aprovada, a nova regra precisa de 2/3 dos vereadores. Se realmente passar, vai ser um exemplo para cidades do mesmo porte.

Nesse mandato, os vereadores já conseguiram um grande avanço. Entre dezembro e janeiro, os vereadores chegavam a ficar 45 dias sem se reunir. O recesso foi reduzido para somente o período de festas de fim de ano.

“Esses fatos com certeza já fazem parte da história política de Manhuaçu e o que nós queremos não é só isso, queremos que a população seja a maior beneficiada com nossos atos e é isso que estamos tentando fazer. Se os vereadores permanecerem por mais tempo na Câmara, poderão atender mais e melhor a pessoas”, salienta Toninho.

A proposta de reuniões semanais não gera aumento de despesas para o Legislativo.

Carlos Henrique Cruz - 25/07/07 - 07:13 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.