Portal Caparaó - Café das Fazendas Dutra é premiado
Agronégocios

Café das Fazendas Dutra é premiado

15/05/2010 - Atualizado em 15/05/2010 13h44

O café produzido na Fazenda Dutra, em São João do Manhuaçu, conseguiu um feito inédito. Ele foi premiado em dois países – Bélgica e França - como o melhor café expresso no concurso promovido pela Associação de Cafés Especiais da Europa. O resultado motivou uma visita de especialistas da torrefadora européia Roumbouts à sede da fazenda para conhecer o processo de cultivo, produção e beneficiamento do café Dutra.

A Associação de Cafés Especiais da Europa (SCAE – sigla em inglês) é reconhecida por concursos para seleção de cafés para diversas aplicações como expresso e capuccino, bem como concursos de baristas (que preparam os cafés) e entre diversos países. Em pouco mais de 20 anos de existência do torneio, foi a primeira vez que um café conseguiu o reconhecimento em dois países da associação. Realizado em etapas internacionais, o concurso elegeu o Café Catuaí Amarelo e Vermelho produzido na Fazenda Dutra como o melhor expresso na França e na Bélgica. O resultado ainda garantiu a Kenny Bursens o título de barista campeão belga e a Maxence Moyearts a conquista do vice-campeonato francês.

Para o produtor, Walter César Dutra, o reconhecimento no concurso foi motivo de alegria para ele e irmão Ednilson. “Recebemos esse prêmio com satisfação e orgulho. Lógico que ficamos ainda mais motivados para produzir mais qualidade, divulgando São João do Manhuaçu e a nossa região. Esse concurso, as certificações que obtivemos ao longo dos canos e vários prêmios agregam mais valor ao nosso café”, reconheceu.

COLHENDO PRÊMIOS

Walter e Ednilson com os diretores da Koffie F. Roumbouts

Os irmãos Walter e Ednilson começam a participar de cursos, palestras e concursos há cerca de dez anos. O resultado desse investimento em mais conhecimentos vem somando vários prêmios desde o ano de 2000. Os cafés das Fazendas Dutra figuraram por várias vezes entre os dez primeiros colocados e constam, atualmente, do rol dos 50 melhores cafés do Brasil no Prêmio Illy, além de certificações e outros prêmios de associações de cafés especiais.

A visita dos representantes da Koffie F. Roumbouts foi também um incentivo para os dois irmãos. “Fizeram questão de conhecer a produção, a colheita e como o café é preparado. Isso nos motiva. Estamos investindo em qualidade há quase dez anos e buscando divulgar a nossa mercadoria no mundo como café especial. Agora estamos colhendo os frutos”, avalia Ednilson Alves Dutra (Dinho), que espera que a experiência deles seja um incentivo também a outros produtores para procurar a qualidade e o segmento de café especial como uma alternativa no mercado.

O Gerente do Departamento de Formação da Koffie F. Roumbouts Manu Demets explicou que o feito do café Dutra é realmente especial. No concurso, o café pode atingir até 1.100 pontos e é muito difícil obter um reconhecimento tão grande.Sem meias palavras, ele resume a qualidade do café colhido nas montanhas de São João do Manhuaçu: “Esse café é realmente muito bom mesmo. São resultados realmente acima do padrão, ainda mais num concurso com tantos pontos para avaliar”.

Depois de visitar a fazenda, ele elogiou a dedicação da família Dutra. “O que me chamou a atenção na região e, principalmente na fazenda Dutra, é que eles vão atrás de novas variedades, viajam o mundo, procuram novidades, querem saber o que o mercado quer e voltam sempre com a cabeça cheia de informação. Tentam experiências aqui para ver o que pode ser feito para ter um café de qualidade. E eles conseguiram. Eles fizeram um trabalho de longo prazo até serem premiados nos dois países”, elogiou.

Além de garantir a valorização de seu café especial, Ednilson e Walter sabem que agregam valor também aos cafés produzidos em São João do Manhuaçu e na região. Em audiência com o Prefeito João Batista Gomes, a comitiva da Roumbouts também saiu com uma boa impressão do município.

Para o prefeito, o trabalho de Walter e Ednilson deve ser reconhecido ainda mais e valorizado. “Para nós é motivo de muito orgulho saber que o município é fértil, tem clima favorável e temos pessoas que sabem dar valor a isso. Parabenizamos de público a toda a família Dutra e em especial o Ednilson e o Walter. Esse prêmio é importante para eles e para o nosso município. Meus sinceros parabéns ao zelo e à dedicação desses produtores, que são exemplos para toda a região”.

João Batista Gomes ainda anunciou a intenção de promover palestras com os irmãos Dutra para os produtores de São João do Manhuaçu. “Queremos reunir os produtores, mostrar como eles fazem esse café tão especial e incentivar outros a investir nesse segmento”.

Em dez anos, os irmãos Dutra ajudaram a mudar a fama dos cafés da região das Matas de Minas. Investiram em qualidade e hoje colhem prêmios.

Carlos Henrique Cruz – Fotos Klayrton de Souza - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.