Portal Caparaó - Correios doam computadores a entidades
Geral

Correios doam computadores a entidades

18/05/2010 - Atualizado em 18/05/2010 07h04
Entidades receberam computadores durante a cerimônia dos Correios

Em solenidade especial realizada na tarde desta sexta-feira, 14, no estabelecimento dos Correios no Bairro Bom Pastor, foram entregues os computadores para as entidades sociais de Manhuaçu e região, cadastradas no Programa “Usa Bem”. Ao todo, o Programa desenvolvido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos beneficiou vinte instituições, com a doação de 125 máquinas.

A Mesa Diretora da solenidade foi composta pelo Assessor Técnico da Diretoria Regional dos Correios em Minas Gerais, Dr. Roney Alves Horta – representando o Superintendente dos Correios no Estado, Dr. Fernando Miranda; Gerente Regional de Vendas dos Correios Leste Minas, Pedro Amengol; Ex-prefeita de Manhuaçu, Maria Aparecida Magalhães Bifano – “Cici Magalhães”, e o Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”. Entre os presentes na solenidade, os Vereadores Nelci Alves Gomes – “Teté” e Renato Cezar Von Randow; representantes da direção dos Correios em Manhuaçu, Gema Gina Alcon Lacerda, Vanderlei Magno Elias, Afonso Maria e Diva Lane Dutra Rhodes, além de expressivo número de presidentes das entidades atendidas pelo Programa “Usa Bem”.

O Assessor Técnico da Diretoria Regional dos Correios em Minas Gerais, Dr. Roney Alves Horta, ressaltou o compromisso dos Correios com a sociedade e o desenvolvimento da Nação. “Pra nós é uma solenidade que se reveste de uma importância fundamental porque esta entrega de computadores atesta de fato o acerto dos Correios, da diretoria regional e da empresa como um todo, neste viés de responsabilidade social, que aqui em Minas Gerais é levado com muito afinco, com muita seriedade, e, nós estamos agora, em ocasiões como esta, colhendo de fato os louros deste trabalho que temos feito ao longo dos últimos anos. [...] Temos uma cesta básica de projetos. Desenvolvemos inúmeros projetos como o Papai Noel dos Correios, o Projeto Braile, o Projeto Usa Bem, enfim, uma série de projetos para contribuir com a sociedade, com a nação brasileira, devolvendo a sociedade, que nos paga, com este benefício”, ponderou Dr. Roney.  

Mobilização

Da reunião com o Diretor da Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Brasília, Pedro Magalhães Bifano, ao momento de entrega dos computadores em Manhuaçu, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”, demonstrou desmedido esforço para que o Projeto “Usa Bem” dos Correios, fosse executado com sucesso em Manhuaçu.

A partir do conhecimento do programa, o Vereador Teté encontrou-se pessoalmente com o Diretor dos Correios Pedro Bifano e o Deputado João Magalhães, na capital federal. Em seguida, o representante do Legislativo participou de reuniões com a gerência dos Correios na região, em uma mobilização que envolveu a Ex-prefeita Cici Magalhães e o Gerente Regional de Vendas dos Correios Leste Minas, Pedro Amengol. A etapa seguinte de atuação do vereador foi junto às entidades sociais de Manhuaçu. Teté entrou em contato com as associações, informou sobre o programa e a possibilidade da obtenção de computadores, por parte das entidades totalmente regularizadas. A partir daí, houve os procedimentos relacionados ao cadastro e encaminhamento dos documentos destas associações para os Correios. Esta semana, quando os computadores chegaram, Teté presenciou e até ajudou os funcionários dos Correios a descarregarem o caminhão contendo os equipamentos.

Em entrevista, Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” elogiou o esforço conjunto de todos para que o Projeto "Usa Bem" se consolidasse em Manhuaçu. “Estive em Brasília, há pouco tempo, conversando com o Diretor dos Correios Pedro Magalhães e o Deputado João Magalhães, a respeito deste Projeto, e, na região, conversei a Cici, o Pedro Amengol, a Gema Gina, dos Correios, enfim, recebi todo o apoio para mobilizar as entidades para que fossem beneficiadas com este projeto. Então, graças a Deus, o trabalho foi feito. Nós empenhamos o máximo possível, com a obtenção de documentação para as entidades, e, para aquelas que estavam faltando documento, nós auxiliamos para que as mesmas se adequassem a tempo e recebessem os computadores. [...] As caixas contendo estes computadores chegaram durante a semana. Fiz questão pessoalmente de descarregar estes computadores do caminhão e, hoje, satisfeitos, podemos presenciar esta solenidade de entrega destes equipamentos, que certamente serão bem utilizados em cada comunidade atendida”, comemorou Vereador Teté.

O Presidente da Aciam (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu), Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, e Presidente da Câmara Municipal, destacou que os computadores destinados à Aciam serão utilizados na ampliação do atendimento prestado pelo Programa social “Atleta do Futuro”, desenvolvido com o SESI, e que atende a mais de duzentas crianças em Manhuaçu.  “A Associação Comercial enviou projeto para os Correios, quando, da visita do Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda, a Manhuaçu. Nós temos a solicitação de computadores, uma vez que temos dentro da administração que a Aciam faz no SESI Cat Nagib Mansur, um projeto que atende a mais de duzentas crianças, gratuitamente, entre oito e quatorze anos, que é o Projeto Atleta do Futuro. Crianças estas que moram nos Bairros Matinha, Engenho da Serra e Santana. Nós damos condições para elas praticarem esportes, como futebol e natação, e, agora, vamos ampliar este atendimento com um curso para informática, contemplando com inclusão social estas crianças que participam do projeto social que a Associação Comercial, em parceria com o SESI administra”, comentou Toninho Gama.

Público presente à entrega dos computadores

O Vereador Renato Cezar Von Randow, Presidente da APAE/Manhuaçu, também destacou a importância desta doação. “Nós da APAE somos gratos à empresa de correios e telégrafos por esta participação em Manhuaçu e principalmente na APAE, onde a inclusão digital se faz presente e agora tem mais ênfase, com a doação de seis computadores. Com isto, vamos terminar de equipar nossa sala de informática, aonde nossos alunos tenham mais acesso e vão realmente usar a sua capacidade para uma aprendizagem melhor”, mencionou Renato Von Randow. 

Inclusão digital traz felicidade

A Empresária e Ex-prefeita Cici Magalhães se pronunciou no decorrer da solenidade e parabenizou os Correios por esta iniciativa estimulando a inclusão digital. “É um esforço conjunto de muitas pessoas, mas primeiramente do papel social dos Correios que nos disponibilizou a doação destes computadores, e, com isto, nós podemos dar oportunidade de ter acesso à informação, à inclusão digital. [...] Foi divulgado em pesquisa que a inclusão digital traz felicidade para as pessoas, por meio da interação com outras pessoas, comunicação, acesso às redes de informação, enfim, é um trabalho social muito grande, principalmente do Governo Lula que é sensível a estas causas sociais, e, eu acho isto muito importante”, considerou Cici Magalhães.

Na região, além de Manhuaçu, o Programa “Usa Bem” atendeu entidades nos municípios de Santana do Manhuaçu, Simonésia, Tarumirim, Marilac e Tumiritinga.

Thomaz Júnior
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.