Portal Caparaó - Manhuaçu busca informações sobre coleta seletiva de lixo
Geral

Manhuaçu busca informações sobre coleta seletiva de lixo

22/05/2010 - Atualizado em 22/05/2010 13h02

O Diretor do SAMAL Renato Breder, o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Dr. Vinicius de Resende e o Engenheiro Agrônomo João Lopes Soares visitaram o Projeto Reciclar, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo foi buscar conhecimento e informações técnicas sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis a partir da experiência de outras cidades.

Secretário Vinícius de Resende com o Diretor do Samal Renato Breder e o engenheiro João Lopes com a equipe do Projeto Reciclar

Durante o encontro, o Professor Geógrafo e Mestrando em Engenharia Civil Mauro César C. Cruz, os estudantes de Cooperativismo Eulália de Lima Gomes, Engenharia Ambiental Davi Santiago Aquino e de Engenharia Civil Misael Dieimes de Oliveira apresentaram a estrutura, os objetivos e as ações do Projeto Reciclar.

O Projeto Reciclar atua desde 1995 na área de coleta seletiva no Campus da UFV. Segundo João Lopes Soares, foram detalhados aspectos do planejamento do projeto piloto, a conscientização, a parceria e a aceitação da população de uma maneira geral, principalmente dos professores e alunos das escolas e faculdades que serão difusores deste projeto de coleta seletiva na cidade. Outro ponto é o conhecimento, a organização e o apoio aos catadores de resíduos recicláveis nas lojas e ruas da cidade. 

Segundo o Secretário Vinícius de Resende, a idéia é iniciar os trabalhos de coleta seletiva em dois bairros da cidade, como um projeto piloto irradiador. “A iniciativa já recebeu também a sinalização e o apoio do Prefeito Adejair Barros. Ele reconhece a importância deste trabalho e o avanço que poderá representar para Manhuaçu”, afirmou.

João Lopes explicou que, entre outras vantagens, a coleta seletiva auxilia na redução da exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, melhora a limpeza da cidade, possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo e diminui os gastos com a limpeza urbana. “Vale lembrar que ainda gera renda pela comercialização dos recicláveis, contribui para a melhoria de vida e conscientiza os cidadãos a respeito do destino do lixo”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Manhuaçu
portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.