Portal Caparaó - Hospital César Leite completa 83 anos
Geral

Hospital César Leite completa 83 anos

27/05/2010 - Atualizado em 27/05/2010 07h30
Hospital César Leite completa 83 anos

Nesta quinta-feira, 27 de maio, o Hospital César Leite completa 83 anos de existência. A data é comemorada com o anuncio de novos projetos e investimentos na ampliação da capacidade, qualidade e eficiência do maior centro de referência em saúde de toda a região. As novas ações do HCL focam a implantação do serviço de hemodinâmica, a construção de 14 novos apartamentos e o projeto da hemodiálise.

“São 83 anos de luta e dedicação a uma grande causa: o sonho, idealizado pelo Dr. César Leite em 1927 com lideranças de vários segmentos de Manhuaçu, está consolidado. Hoje, completamos 83 anos de um trabalho humanitário que é a maior obra social de toda a região”, avalia o Provedor Fernando Gonçalves Lacerda.

Na história dos 83 anos do Hospital César Leite, foram muitas as personalidades, funcionários e amigos que contribuíram diretamente para seu crescimento, desde os mais antigos Provedores como Dr. Dermeval Monteiro de Carvalho, Professor Sylas Agripino Heringer, Crispiniano Tasca, Nudant Pizelli de Souza, Cleo Von-Randow, Nudant Pizelli de Souza Júnior, José Fialho Sobrinho, Dr. Michel Hannas e o atual Provedor Fernando Gonçalves Lacerda e muitos outros colaboradores que ajudaram a superar vários desafios para elevar o nome do Hospital.

A administração do Hospital é realizada através de uma diretoria eleita para mandatos de três anos, que é assessorada pelo Conselho Superior e pelo Conselho Fiscal.

NOVOS PROJETOS

A meta da diretoria do Hospital César Leite ao completar 83 anos de existência é focar os projetos de ampliação da estrutura, modernização e abertura de novos serviços de alta complexidade.

Serão construídos quatorze novos apartamentos para ampliar a capacidade de atendimento e já foram iniciadas as obras para o serviço de hemodinâmica. O HCL também assinou contrato para aquisição dos equipamentos que irão permitir o atendimento médico em três especialidades: Cardiologia, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular. Resultado de um investimento superior a 1,6 milhão de reais, o serviço de hemodinâmica vai permitir que procedimentos como cateterismo e angioplastia sejam, em breve, realizados em Manhuaçu. O projeto é realizar cirurgias cardíacas em um futuro próximo.

A atual diretoria do Hospital César Leite

Na área adquirida em 2009, o Hospital César Leite vai construir o seu serviço de hemodiálise. O terreno de 3.000 m² abrigará o plano de expansão do HCL e marca o início de uma nova fase na Saúde da região.

INFRAESTRUTURA

Atualmente, o hospital tem 5.183,11 m² de área construída. Possui 200 leitos sendo, 155 para atendimento dos pacientes do SUS e 45 para conveniados e particulares. Desse número, dez são para UTI e três intermediários. Atualmente, 119 médicos atendem no Hospital César Leite em cerca de 25 especialidades e o quadro de funcionários abriga 435 colaboradores diretos, trabalhando em regime de escala para que seu funcionamento mantenha 24 horas de dedicação aos pacientes e familiares.

Com uma das melhores estruturas física e de pessoal, o HCL atende um fluxo médio de 12.000 internações anuais, sendo 65% dos pacientes de origem do SUS. O serviço de nutrição e dietética prepara 84.500 refeições mensais; enquanto o setor de lavanderia lava e higieniza 2.500 quilos de roupas por mês. Além disto, o HCL possui seu próprio Plano de Saúde, o Plancel, criado para dar sustentação financeira ao Hospital.

PRO-HOSP

Desde agosto de 2004, o HCL está conveniado ao PRO-HOSP – um programa do Governo de Minas Gerais para apoio e modernização de hospitais de referência regional, conseguindo recursos na ordem de 7,2 milhões de reais. Com estes valores foi possível investir na melhoria de equipamentos e máquinas do Centro Cirúrgico, do Berçário, do Centro de Materiais de Esterilização, da Lavanderia, construir as novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas, UTI, Serviço de Nutrição e Dietética e o Salão de Eventos utilizado, sobretudo, para educação continuada dos funcionários, além de melhorar o estoque de medicamentos e fortalecer a Gestão, com treinamentos de funcionários e aquisição de softwares.

PRÊMIOS

Investimentos foram anunciados na comemoração de 83 anos

Em dezembro de 2007, o Hospital César Leite foi homenageado entre 20 instituições e lideranças de Minas Gerais, com o Mérito da Saúde. A homenagem foi concedida pela Secretaria de Estado de Saúde aos principais parceiros do sistema público de saúde no Estado.

Em 2009, o Hospital César Leite foi o melhor hospital em todo o interior de Minas Gerais no Prêmio Célio de Castro de Qualidade em Saúde. Entre os 130 hospitais credenciados no PRO-HOSP, o HCL foi avaliado e reconhecido nas dimensões infraestrutura, atendimento e equipamentos disponibilizados.

PRONTO ATENDIMENTO

No ano de 2009, o HCL inaugurou seu pronto atendimento. Foi uma revolução no setor, garantindo atendimento com médicos 24 horas e todo suporte do maior hospital da região, com UTI, centro cirúrgico, laboratório, mamógrafo, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada e odontológica.

No início de 2010, outro avanço significativo. Foi inaugurado o novo serviço de endoscopia e colonoscopia. O paciente conta com alta tecnologia para realização de exames e procedimentos terapêuticos, o conforto de uma nova estrutura e profissionais qualificados que garantem um atendimento eficiente e humano.

MELHOR A CADA DIA

Conselheiros do Hospital César Leite

Hoje, o Hospital César Leite está consolidado como um centro de referência, com profissionais qualificados, equipamentos de alta tecnologia e com serviços especializados nas mais diversas áreas da medicina. “Estamos investindo alto e o tempo todo para que a população de Manhuaçu e da região tenha um atendimento de qualidade no HCL.

Trabalhamos para que essa obra, que se iniciou em 1927, se perpetue para muitos e muitos anos na tarefa constante de promover a saúde”, conclui o provedor Fernando Lacerda.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.