Portal Caparaó - Manhumirim: Incêndio na Usina de Reciclagem foi criminoso
Agronégocios

Manhumirim: Incêndio na Usina de Reciclagem foi criminoso

07/06/2010 - Atualizado em 07/06/2010 23h03
Incêndio criminoso na Usina de Reciclagem de Manhumirim

O incêndio na Usina de Reciclagem de Lixo de Manhumirim foi criminoso. Na manhã do feriado de quinta-feira (03), um motorista foi levar o lixo recolhido na cidade e notou a fumaça de dentro de galpão. O fogo já tinha atingido cerca de quatro fardos de material reciclado. Um caminhão pipa da prefeitura ajudou a combater o fogo.

Os trabalhadores da Cooperativa Aguapé logo que ficaram sabendo do acontecido também foram ao local. Alguns chegaram a passar mal, pois achavam que novamente os prejuízos seriam iguais aos do incêndio em 2009.
A Polícia Militar e um perito da Polícia Civil estiveram no local e encontraram vestígios de gasolina usada para iniciar o fogo. A polícia iniciou uma investigação para localizar o autor de mais este incêndio.

A presidente da Cooperativa Aguapé, Rosângela de Souza, disse não entender como alguém pode querer destruir o fruto do trabalho de 17 famílias que tiram renda da coleta de materiais recicláveis.

Na semana do meio ambiente, alguém ignora todo o benefício que a usina traz para o município, que inclusive tem recebido inúmeras visitas de cidades vizinhas.

A Usina de Triagem e Compostagem de Lixo foi inaugurada em novembro de 2007, e desde sua abertura, inclui como trabalhadores diversos catadores organizados em uma cooperativa e que presta serviço à prefeitura.
Em janeiro de 2009, um incêndio criminoso destruiu bastante a usina com prejuízos de mais de 80 mil reais à Prefeitura e à Cooperativa.

Hoje, a Usina é praticamente sustentável uma vez que Manhumirim passou a receber ICMS ecológico a partir da sua instalação. Com o ICMS ecológico é possível pagar a cooperativa pela gestão do local e cobrir gastos de manutenção. Cerca de 60% do lixo de Manhumirim tem passado por triagem de recicláveis e compostagem do orgânico. O restante tem sido levado para o aterro.

Gasolina foi encotrada pela perícia

Com a coleta seletiva que aos poucos está sendo implantada a quantidade de recuperação de recicláveis irá aumentar mais ainda.

José Weber - www.portalmanhumirim.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.