Portal Caparaó - Militares do CEFS sobem o Pico da Bandeira
Agronégocios

Militares do CEFS sobem o Pico da Bandeira

09/06/2010 - Atualizado em 09/06/2010 09h06
48 militares participam do curso de formação de sargentos no 11º BPM

Dentro da programação final das atividades formação, alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS 2010) do 11º Batalhão de Polícia Militar subiram o Pico da Bandeira. A atividade faz parte da proposta pedagógica estabelecida para o curso como uma das ações finais.

O comandante da Companhia de Ensino e Treinamento, Capitão Laurito, também participou da subida. "É importante que os alunos conheçam o Parque Nacional do Caparaó, cenário da Guerrilha do Caparaó e marco histórico de suma relevância para a história do 11º Batalhão”, diz.

A subida durou cerca de 4 horas e serviu para avaliar o desempenho conjunto e individual dos 48 alunos, sobretudo em atividades aeróbicas de grande distância.

Situado na divisa dos Estados do Espírito e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó foi criado em 1961 e abriga o maciço do Caparaó, de rochas cristalinas que se elevam abruptamente formando picos, se destacando o Pico da Bandeira.

Superação de limites marcou a fase final do curso

Considerado em 1859, o ponto mais alto do Brasil, o Imperador D. Pedro II mandou hastear no topo uma bandeira, sendo esta a provável origem de seu nome. Com 2892 metros o Pico da Bandeira é o 3º ponto mais alto do país. À frente o Pico da Neblina com 3014 metros (atualmente o mais alto do Brasil) e o 31 de Março, ambos situados na Amazônia.

“Serviu para conhecerem a história, mas também marcar o resultado do curso. Foi muito importante para coroar o êxito deles. Eles são capazes de superar seus limites e vencer”, elogiou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.