Portal Caparaó - Banco do Brasil libera 4 milhões de reais para 200 famílias
Agronégocios

Banco do Brasil libera 4 milhões de reais para 200 famílias

11/06/2010
Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu, Cléssia Pereira, entregando as chaves de um trator para um dos produtores rurais

“Estou muito satisfeito, pois consegui realizar um dos meus sonhos”, disse um produtor rural quando recebeu as chaves de seu trator durante o 2º Encontro de Soluções para Agricultura Familiar, realizado na AABB de Manhuaçu, pelo Banco do Brasil, na manhã desta quarta-feira. Além dele, mais 199 chefes de família foram beneficiados com recursos liberado pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Ao lado de fora do salão, onde aconteceu a solenidade de entrega das liberações, diversas empresas expuseram seus produtos no ramo automobilístico e maquinário que agilizam e beneficiam a vida do homem do campo. Na parte interna, centenas de produtores rurais, sorridentes, com a ação do Banco do Brasil.

“Sentimo-nos orgulhosos de realizar este evento, pois os recursos do Pronaf fomentam a economia local e propiciam ao produtor a aquisição de veículos e ferramentas de trabalho de uma maneira mais acessível, criando para ele e sua família melhores condições de vida”, comentou o Superintendente Regional do Banco do Brasil, José Wilton Teixeira Lima.

Para a Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu, Cléssia Maria Pereira, o evento foi importante tanto para a zona rural, quanto para a zona urbana de Manhuaçu e região. “Primeiramente gostaria de agradecer a participação de todos os sindicatos, Emater, empresas, funcionários do BB, prefeituras, Câmaras e a todos os produtores rurais presentes. O 2º Encontro de Soluções para Agricultura Familiar foi um sucesso pois esses investimentos possibilitarão o aumento da produtividade, a diminuição de custo de produção e a permanência do homem no campo. Nossa economia fica ainda mais fortalecida com este tipo de iniciativa”, ressaltou Cléssia.

Produtores puderam visitar estantes das empresas a fim de conhecer as novidades tecnológicas para o homem do campo

O Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, também destacou a importância do evento. “A vida do produtor rural é muito sofrida, pois depende de vários fatores e o que vemos hoje são pessoas desanimadas com o campo e querendo ir para a cidade. Não podemos deixar que isto aconteça e nosso objetivo é incentivar os produtores, por isso, afirmo que a iniciativa do Banco do Brasil na liberação dos recursos do Pronaf é essencial para que isto ocorra”, salientou Adejair.

Em sua essência, 2º Encontro de Soluções para Agricultura Familiar teve como objetivo a entrega de tratores, pick-ups, caminhões e motocicletas adquiridos com recursos do Pronaf beneficiando 200 famílias de Manhuaçu e região.

Durante o evento, houve ainda a apresentação musical das crianças do Programa AABB Comunidade com o grupo “Pequeninos da Dança”. Também prestigiaram o momento, a Prefeita de Simonésia, Marinalva Ferreira; o Prefeito de Santana do Manhuaçu, João Batista Vieira de Assis e o vice-Prefeito de São João do Manhuaçu, Alcimar Afonso de Souza.

Crescimento inédito

Em Manhuaçu, nesta safra que se encerra em 30 de junho, o Banco do Brasil apresenta crescimento inédito no volume de valores liberados. O resultado foi possível pela parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Simonésia, Caputira, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu e Luisburgo, com o Sindicato dos Produtores Rurais de São João do Manhuaçu, de Simonésia e de Manhuaçu, com as prefeituras desses municípios e com o escritório Regional da Emater MG, que deram o apoio necessário para agilizar a operacionalização do processo de contratação.

Na região de abrangência da Agência Manhuaçu, de julho/2009 a abril/2010 foram liberados R$ 58 milhões em recursos para custeio, investimento e comercialização da agricultura familiar e empresarial, o que representou um crescimento de 39,7% sobre o volume de operações contratadas no mesmo período da safra anterior. Considerando só os valores aplicados na Agricultura Familiar, o crescimento no mesmo período foi de 49,8%.

200 famílias foram beneficiadas com recursos do Pronaf 2010

Mas com a realização desse encontro, para promover a entrega de bens com recursos do Pronaf, a Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu aumenta os valores contratados em operações rurais com a Agricultura Familiar na safra 2009/2010 em quase R$ 4 milhões, que amplia para 52,1% o incremento nos valores contratados na safra atual, quando comparados com a safra anterior.

Geilson Dangelo - Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.