Portal Caparaó - Semana do Meio Ambiente é encerrada em Manhuaçu
Agronégocios

Semana do Meio Ambiente é encerrada em Manhuaçu

12/06/2010 - Atualizado em 12/06/2010 18h15
Plantio de mudas na Usina de Reciclagem

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi comemorada com uma intensa programação em Manhuaçu, este ano. Por meio de uma mobilização envolvendo a Prefeitura, Câmara Municipal, Comdema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente), Emater e 11º BPM, desde terça-feira, 08, diversas ações sociais foram desenvolvidas, inclusive uma capacitação para vereadores e gestores municipais sobre gestão ambiental. A consolidação destas atividades ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, durante uma rápida solenidade no Centro de Triagem do Lixo, quando 101 mudas de árvores foram plantadas nas imediações do local. O momento foi acompanhado pelo Prefeito Adejair Barros; Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vinícius de Resende; Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”; Diretor do Samal (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana), Renato Breder; Gerente Regional da Emater, Rômulo do Carmo Matozinho, e Engenheiro João Lopes, além de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Manhuaçu e funcionários do Samal.

Um olhar sobre Manhuaçu

A abertura oficial das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente em Manhuaçu ocorreu na manhã de terça-feira, 08, quando autoridades locais participaram de solenidade especial na Câmara Municipal. Na oportunidade, a Mesa Diretora foi composta pelo Prefeito Adejair Barros; Presidente do Legislativo, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”; Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dr. Vinícius de Resende; Presidente do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Conservação Ambiental de Manhuaçu), Kildaire Lima Brandão, e o representante da Polícia do Meio Ambiente do 11º BPM, Ten. Jésus.

Exposição Um Olhar sobre Manhuaçu

Ao se pronunciarem, as autoridades destacaram a importância da questão ambiental, os desafios percebidos por esta área - tanto na cidade quanto no meio rural - e as ações que vem sendo desenvolvidas no município. O Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Antônio Carlos Xavier da Gama, enfatizou a iniciativa do Comdema e o apoio total do Legislativo para que a programação proposta para esta semana se consolidasse em Manhuaçu.

Após os pronunciamentos, o público presente saboreou delicioso café da manhã e prestigiou uma exposição de fotos antigas de Manhuaçu, denominada “Um olhar sobre Manhuaçu”, com apoio total da Fundação Manhuaçuense de Cultura.

À noite, houve palestra enfatizando o “Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica de Manhuaçu”, ministrada pela Consultora Ambiental Aparecida Franco Sales para universitários da região.

Na quarta-feira, 09, durante o dia, a Polícia Militar do Meio Ambiente do 11º BPM apresentou palestra sobre Educação Ambiental para estudantes do Ensino Fundamental. Às 19:30h, os universitários de Manhuaçu e região acompanharam palestra com a Coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Maria Tereza Nacif – “Vininha”, sobre “A Defesa Civil decifrando áreas de risco”.

Capacitação sobre Gestão Ambiental

Vereadores, Secretários Municipais, membros do Comdema e técnicos do Meio Ambiente de Manhuaçu participaram de capacitação sobre Gestão Ambiental, na quinta-feira, 10. Ocorrido durante todo o dia no plenário da Câmara Municipal, o curso foi ministrado pelo Professor Titular da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Dr. Luiz Eduardo Fontes, Doutor em Solos e Engenheiro Agrônomo.

Abertura da Semana do Meio Ambiente na Câmara de Manhuaçu

Com início na parte da manhã, diversas questões foram abordadas durante o curso. Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o meio ambiente, como proceder em situações diversas e também de forma preventiva, buscando a eficiente gestão ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável. Exemplos de situações constatadas em outras localidades foram demonstrados e como cada município lida com os desafios que surgem. Pela variedade de temas abordados e riqueza de conteúdo, a capacitação foi muito elogiada pelos participantes

Em seguida, às 19h, o Engenheiro Florestal do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e Presidente do Comdema/ Manhuaçu, Kildaire de Lima Brandão, ministrou palestra sobre “A questão ambiental” para estudantes do curso superior.

Centro de Triagem com mais árvore

Encerrando a programação em torno das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente em Manhuaçu, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11, o plantio de 101 mudas arbóreas no entorno do Centro de Triagem do Lixo, localizado na parte alta da cidade.

Em uma solenidade breve no local, autoridades do município, representantes da Emater e direção e funcionários do Samal acompanharam o pronunciamento do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dr. Vinícius de Resende, sobre a importância de todo o trabalho desenvolvido no decorrer desta semana e o gesto de plantar todas aquelas mudas.

Dr. Vinícius de Resende adiantou que a defesa do meio ambiente deve ser contínua e exercida por cada cidadão, juntamente com o poder público e privado. Uma ação que deve ser realizada por todos, garantindo a sobrevivência desta e das futuras gerações.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.