Portal Caparaó - Rede estadual retoma aulas com novidades
Geral

Rede estadual retoma aulas com novidades

31/07/2007 - Atualizado em 02/08/2007 08h00

Nesta segunda-feira (30), mais de 2,6 milhões de alunos das 3.920 escolas da rede estadual retornaram às aulas e devem colocar em prática o Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos educadores com a participação dos pais. Cada escola elaborou o seu plano com base nos resultados das avaliações externas. As escolas vão contar com o apoio das superintendências regionais de ensino para acompanhar e monitorar o desenvolvimento das atividades propostas.

O calendário escolar prevê o mínimo de 200 dias letivos com 800 horas anuais de aula para os anos iniciais do ensino fundamental e 200 dias com 833 horas e 20 minutos de aula para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O término do ano letivo está previsto para 14 de dezembro.

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

A nova prática pedagógica implantada nas escolas estaduais em Minas foi elaborada em cada escola a partir dos resultados alcançados nas avaliações estaduais – Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) e do Programa de Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização (Proalfa). O objetivo é elevar o desempenho dos alunos em curto prazo. As avaliações mineiras são censitárias e, por isso, apresentam resultados bastante detalhados, o que possibilita saber o que deve ser feito para a melhor aprendizagem dos alunos. Mesmo se já for boa, a escola pode melhorar ainda mais.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) estabeleceu metas objetivas e vem trabalhando com os educadores, por meio das superintendências de ensino, para elevar os índices de aprendizagem em todos os níveis de ensino e reduzir as diferenças regionais. Uma das prioridades é garantir que toda criança esteja lendo e escrevendo até os oito anos de idade.

Carlos Henrique Cruz - Com Informações da Agência Minas - 31/07/07 - 08:00 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.