Portal Caparaó - GRS de Manhumirim recebe veículos
Geral

GRS de Manhumirim recebe veículos

02/08/2007 - Atualizado em 04/08/2007 09h05

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou 30 novos veículos para as Gerências Regionais de Saúde (GRS). Ao todo, são 10 caminhonetes, que serão destinadas às atividades da Vigilância Epidemiológica de Campo (Vigicamp), e 20 carros Palio Weekend, a serem utilizados em ações do Programa Saúde em Casa. A GRS de Manhumirim recebeu uma Caminhonete e um Palio Weekend. Os automóveis foram comprados com recursos do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (Proesf) e do Vigicamp.

“É motivo de grande satisfação fazer essa entrega, pois sabemos que os veículos são parte da infra-estrutura necessária para que os profissionais possam desenvolver seu trabalhos nas regionais. Nossas equipes, que atuam no monitoramento e na supervisão dos municípios, terão mais agilidade em suas ações”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Teixeira.

Para definir as GRS que seriam contempladas, a SES levou em consideração a situação da malha rodoviária, priorizando aquelas que visitam municípios acessíveis apenas por meio de estrada de terra. “No caso das caminhonetes, verificaram-se também os indicadores epidemiológicos, dando preferência para as GRS que abrangem cidades que necessitam mais freqüentemente da visita dos técnicos”, ressaltou a presidente do Colegiado das Diretorias Regionais de Saúde, Soraia Caetano Ferreira.

ATIVIDADES BENEFICIADAS

O Saúde em Casa foi criado em 2005 e tem por objetivo fortalecer a atenção básica por meio de incentivo mensal para as equipes do Saúde da Família (PSF). O Estado tem realizado constantes investimentos, liberando, além da verba mensal às equipes de PSF, recursos para construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aquisição de veículos para facilitar os deslocamentos dos profissionais do programa.

Só nos últimos dois anos, foram repassados aos municípios com equipes de PSF cerca de R$ 187 milhões. Já neste primeiro semestre, foram inauguradas UBS em 14 municípios. A expectativa é que, até o final de 2010, sejam construídas, reformadas e/ou ampliadas 1.200 UBS.

Já a Unidade de Epidemiologia de Campo (Uepicampo) visa intervir, de forma ágil, em emergências epidemiológicas que ocorram em qualquer parte de Minas Gerais. A Uepicampo também tem por objetivo capacitar profissionais no Estado e nos municípios, tornando-os aptos a realizar investigações. A Unidade é responsável, ainda, por manter um canal de comunicação com o Ministério da Saúde, informando-o sobre as emergências do Estado e recebendo informações acerca das ocorrências no restante do país.

portalcaparao@gmail.com - 08:02 - 02/08/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.