Portal Caparaó - CBH Águas do Manhuaçu inicia processo eleitoral
Agronégocios

CBH Águas do Manhuaçu inicia processo eleitoral

08/07/2010 - Atualizado em 08/07/2010 10h04
Giordano Bruno palestrou para os participantes da reunião do CBH

Giordano Bruno de Carvalho, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA), foi o principal palestrante da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu, realizada na segunda-feira, na Câmara Municipal. O encontro ainda serviu de alerta para a necessidade de maior mobilização dos municípios da bacia do Rio Manhuaçu.

Durante duas horas de apresentação, Giordano Bruno falou sobre a implementação da cobrança pelo uso de recursos hídricos e da Agência de Água na bacia do rio Doce. “O objetivo foi aprofundar o debate sobre cobrança e agência na bacia, envolvendo representantes de todos os segmentos a partir das definições e discussões do Grupo Técnico de Articulação Institucional – GTAI”, afirma o especialista.

Composto por prefeituras, organizações civis e usuários, o Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu está desmobilizado. A falta de reuniões e acompanhamento está deixando a região atrás nas discussões que envolvem a bacia hidrográfica do rio Doce.

Giordano Bruno diz que a reunião foi uma forma de nivelar todo o grupo sobre o que está acontecendo na bacia. “Viemos apresentar os conceitos da cobrança pelo uso da água e mostrar o processo até o momento, discutindo a experiência de outras bacias hidrográficas e o que está sendo feito com os recursos arrecadados nelas e as ações de recuperação de cada bacia. Ainda apresentamos o processo de criação de agência de água e que já está em andamento. Estamos em fase de discussão com todos os comitês dos rios que formam a grande bacia do Doce”.

O trabalho começou em 2009 e já percorreu os dez comitês das sub-bacias que formam o rio Doce. O grupo agora está elaborando o pacto sobre os mecanismos e formas de cobrança.

ELEIÇÃO

A representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) Valdete de Souza Mattos admitiu que o Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Manhuaçu precisa voltar a se reunir para não ficar perdido durante o processo. “O comitê do Manhuaçu e mais um ou dois acabaram perdendo muitas informações do que foi decidido na bacia. Apesar de ter representantes ativos em alguns grupos que devemos destacar, o CBH ficou meio parado. Viemos trazer os trabalhos, respeitamos os comitês e queremos a participação de todos de forma mais harmoniosa”, afirmou.

Valdete Mattos abriu o processo eleitoral do CBH Águas do Manhuaçu

O IGAM também aproveitou para deflagrar o processo eleitoral no CBH. O atual mandato vence no dia 28 de agosto. “Estamos iniciando o processo de inscrições e queremos convocar a todos os segmentos envolvidos para participar”, garantiu Valdete.

Ela explicou que a intenção do IGAM e da ANA é a transparência e colaboração de todos no processo. “Acima de tudo, é importante ressaltar a demonstração de respeito dos órgãos gestores com os componentes do comitê e a população dessas cidades. O objetivo é mostrar o que está sendo discutido e que os conselheiros conheçam, discutam e apresentem sugestões para melhorar os processos”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.