Portal Caparaó - Comissão de Educação Ambiental faz reunião em Manhuaçu
Agronégocios

Comissão de Educação Ambiental faz reunião em Manhuaçu

15/07/2010

A Secretaria de Agricultura Indústria e Comercio de Manhuaçu e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) promoveram na tarde de quinta-feira (8) reunião nas dependências das Faculdades de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). O encontro teve como um de seus principais propósitos a apresentação de ações ambientais realizadas no município de Manhuaçu. A reunião contou com representantes de diversas cidades e também da Emater/MG, Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Defesa Civil, faculdades da região, Polícia Militar e órgãos ambientais.

A coordenadora regional do CIEA, Betty Giovannoni Oliveira, explicou que a Zona da Mata é formada por 142 municípios e ficaria difícil reunir todos eles, “a partir disso foram criadas quatro Comissões, a de Carangola da qual faço parte, Viçosa, Ubá e Juiz de Fora. Nossa CIEA é composta por 40 municípios, dentre eles Manhuaçu”.

A reunião foi aberta pelo secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Vinícius Resende. Durante a apresentação foi ressaltado algumas ações ambientais desenvolvidas em Manhuaçu, com ênfase na comemoração da Semana do Meio Ambiente, acontecida de 8 a 11 de junho. “Além de discutir tantas questões, tivemos ainda um curso de capacitação para gestores públicos ministrado pelo professor Luis Eduardo Fontes, da Universidade Federal de Viçosa”, informou Resende.

Kildaire Lima Brandão, representante do IEF e presidente do Comdema, listou os problemas ambientais enfrentados pelo município. “Manhuaçu ainda sofre com a questão do lixo que é preocupante. Também existem as ocupações em áreas preservação permanente”.

Em seguida foi à vez do engenheiro civil Fabrício Santos de Souza, chefe do Setor de Operação, Manutenção e Expansão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) explicar o Programa Rio e Córregos Limpos, que pretende despoluir num prazo de dez anos as águas de rio Manhuaçu e córregos afluentes dentro da sede do município. Ele também tratou da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Engenho da Serra.
João Lopes demonstrou ações já realizadas pelo Executivo Municipal, Através do SAMAL, no sentido de amenizar os impactos da destinação dos resíduos sólidos.

Vinicius Resende parabenizou o SAAE pelo inicio da construção da ETE. “A grandeza da obra mostra que tem que haver mobilização entre os municípios, procurando seus representantes junto aos governos, Estadual e Federal. O ideal é agir em bloco para conseguir recursos da ordem do investimento que Manhuaçu está recebendo”, recomendou o secretário.

PROJETOS

Renato Gomes, presidente da CIEA Zona da Mata, anunciou projetos para região. “O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, está comprometido em instalar em Faria Lemos o Centro Regional de Referência Ambiental e Ecoturismo. Este lugar será de suma importância para a Comissão, pois possibilitará a troca de experiências”, ressaltou Gomes.

Ele também discorreu sobre o projeto Citronela e Moringa Oleífera que será implementado pelo governo de Minas. “A citronela é um repelente natural, afugenta vários insetos e será importante, principalmente, para Carangola que sofreu este ano com a dengue. Já a moringa tem seu valor nutritivo e ajuda a purificar o ar”, explicou o presidente.

Coube à engenheira florestal do IEF, Camila Savastrano de Queiroz palestrar sobre o tema ‘Gestão de Conflitos’. Durante dez minutos, Camila frisou a importância de se encontrar um agente facilitador. “Temos que saber diferenciar discussão e debate. O importante é encontrar o consenso, que só é alcançado através de muita paciência”, sugeriu a engenheira floresta.

Vininha Nacif, coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, parabenizou Camila pelo conteúdo da palestra. “Muitas vezes o homem discute questões de Meio Ambiente, mas se esquece que está inserido neste contexto. Temos que saber discutir. Como diz aquele velho ditado: ‘uma andorinha sozinha não faz verão’”.

A coordenadora Betty Giovannoni Oliveira anunciou que nos dias 18 e 19 de agosto acontecerá, em Carangola, o lançamento da Campanha Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Cabo Gether, da Polícia de Meio Ambiente, disse que este tipo de mobilização é sempre válido. “A PM já faz este trabalho há quinze anos. Mas sugiro que sejam convidados membros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para que seja discutida a questão da anilha”, cobrou o militar, questionando, “já é difícil à procriação de pássaros na natureza, agora imaginem em cativeiro?”.

PRÓXIMA REUNIÃO

Ficou decidido que a próxima reunião da CIEA Zona da Mata será realizada no dia 10 de agosto, em Durandé.

Betty Giovannoni Oliveira disse que o objetivo do encontro foi plenamente alcançado, que era conhecer a realidade ambiental de Manhuaçu. Ela também orientou que é necessária a organização dos municípios. “Oportunidades existem, entretanto precisamos de bons projetos para que as coisas aconteçam”.

Ao final, Vinícius Resende agradeceu a presença de tantos representes e toda coordenação do CIEA, bem como e a direção da FACIG por ter cedido o espaço para o encontro. “Estamos nos organizando. E esta presença maciça mostra que as questões ambientais fazem parte da ordem do dia”, finalizou o secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.