Portal Caparaó - DNA Engenharia: tecnologia para fundações mais seguras e rápidas
Economia

DNA Engenharia: tecnologia para fundações mais seguras e rápidas

19/07/2010 - Atualizado em 19/07/2010 07h14
Djalma Neiva destaca eficiência do sistema

“A tendência da cidade é crescer para cima, temos de verticalizar e, exatamente nesse momento é que a tecnologia na construção civil faz a diferença”. Mais do que uma constatação, a experiência do engenheiro Djalma Neiva é confirmada através das ações da construtora DNA Engenharia. Com o inicio das obras do Residencial Blue Tower, em frente a Faculdade do Futuro, no Coqueiro, ele aplica nova tecnologia nas fundações do prédio de 10 andares para causar menor impacto na vizinhança, ganhar agilidade e garantir segurança aos futuros moradores.

Enquanto muitas obras ainda insistem nas antigas bate-estacas, Djalma Neiva lançou mão de uma tecnologia mais moderna e eficiente. Envolvido com pesquisas sobre sistemas utilizados nos Estados Unidos e Europa, ele trouxe para a DNA Engenharia mais tecnologia nesse novo prédio. “As inovações tecnológicas a serem utilizadas no processo de construção, tornam-se fundamentais para mudar as características da cidade, através da modernidade aplicada na construção civil”, afirma Djalma Neiva.

Nas fundações em terra, está sendo utilizado o Sistema de Estacas Hélice Contínua Monitorada, uma das mais atualizadas tecnologias de execução de estacas. O processo é todo controlado por computador, onde as fases de execução das estacas são monitoradas.

Além de evitarmos transtornos para a vizinhança e a escola, o sistema não vibra o terreno, não provoca degradação e, ainda é altamente sustentável por não gerar impacto ambiental. Tudo é monitorado por computador a bordo, que registra a pressão do furo e do concreto, profundidade, tamanho de broca utilizado, plumo da broca, quantidade de concreto utilizado e o tempo de entrada e saída, para executar a concretagem”. Segundo Djalma Neiva, o equipamento oferece total segurança. Ele realiza um “raio-X” de todo o terreno. É possível visualizar o solo para saber se existe alguma anormalidade.

TECNOLOGIA E RAPIDEZ

Com a tecnologia aplicada na nova obra da DNA Engenharia, a empresa obtém uma série de resultados, reduz custos e melhora da qualidade da habitação. Esse avanço tecnológico está permitindo que, as construções sejam rápidas e mais seguras. “O sistema de hélice contínua consegue fazer em apenas cinco dias todo estaqueamento que poderia levar dois meses, comparando com o sistema de bate estaca comum que é utilizado na maioria das construções. Na nossa obra, o sistema clava 25 estacas por dia e o outro faz apenas três. Esse edifício será altamente moderno, com total comodidade aos futuros moradores”, diz Djalma Neiva.

Em outras obras, a DNA Engenharia também já se tornou referência com a implantação de laje protendida. Mais moderno, rápido e eficiente, o sistema é outro exemplo da tecnologia que chegou para alavancar o setor que mais cresce na região.

SEGURANÇA

A necessidade tecnológica não está relacionada apenas à construção de mais habitações. Segundo Djalma Neiva as pessoas que adquirirem um imóvel, vão ter a certeza absoluta de que a qualidade e segurança estão juntas. O Residencial Blue Tower é mais uma amostra de que a inovação está presente em todos os empreendimentos da DNA Engenharia. "Precisamos ter a preocupação com os imóveis, utilizando tecnologia diferente do que é usada, ainda, em algumas construções”, finaliza Djalma Santos Neiva.

Dessa forma, a DNA Engenharia tem buscado aplicar o que há de mais moderno na construção, desde a fundação para a edificação de uma obra até o acabamento.

Em pouco tempo no mercado, a DNA Engenharia se preocupa com a qualidade e segurança nas obras executadas, credenciando-se como uma das empresas mais experientes e completas da região.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.