Portal Caparaó - Contagem regressiva para o Dia V em Manhuaçu
Geral

Contagem regressiva para o Dia V em Manhuaçu

05/08/2010 - Atualizado em 05/08/2010 10h07

Tradicionalmente realizado no último domingo de dezembro, o Dia V que este ano comemora 10 anos de existência, tem uma nova data. A mobilização será realizada no último domingo de agosto, este ano no dia 29. Em Manhuaçu, as ações do Dia V acontecem no bairro Bom Jardim, que já está mobilizado.

“Toda quinta feira temos reuniões na sede dos Armazéns Gerais Leste de Minas, no bairro Bom Jardim. Temos vários comitês inscritos e vamos definir agora a participação de

Marinez Bragança convidou o Consep a participar do Dia V

várias entidades e que serviços serão realizados por elas”, conta Marinez Bragança, uma das voluntárias do comitê de organização do evento.

O bairro tem sido chamado a participar das ações e apresentar suas demandas. Nos primeiros contatos, a comunidade mostrou como problemas a questão do trânsito na BR-262, dificuldades com alcoolismo e venda de bebidas e pedofilia. Existem outras demandas que serão trabalhadas por comitês de entidades e grupos de voluntários que já acertaram a participação no evento.

“Quem quiser se inscrever, pode participar das reuniões, todas as quintas-feiras, 19 horas, no AGLM. Lá orientamos e ajudamos a definir o comitê e o funcionamento do Dia V. No Clube Aciam/Sesi, também há uma funcionária pronta para fazer as inscrições e orientar as pessoas. O telefone é o 3331-3080”, destaca.

A escolha do bairro Bom Jardim atende uma manifestação da comunidade. Há dois anos que reivindicam a realização do dia da cidadania. “Ano passado trabalhamos no terminal rodoviário e fizemos o compromisso de ir ao bairro esse ano. Estamos empolgados e queremos que todo o bairro participe”, justifica.

MOBILIZAÇÃO

Criada em 2001, a iniciativa da Fiemg tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar as pessoas e diversos setores da sociedade sobre a importância do voluntariado para a construção de um mundo melhor. A mobilização maciça também procura sensibilizar as pessoas e empresas sobre a realização de ações ao longo de todo o ano e não só em uma data específica. Não é a toa que o lema do Dia V é “Todo dia é dia de ser voluntário”.

Os motivos justificam a mudança da data de dezembro para o último domingo de agosto. Um deles é que o mês de dezembro é marcado por chuvas intensas, que acabam por dificultar a mobilização das pessoas e a execução de determinadas ações de voluntariado. Outra razão é que, diferentemente do final do ano, em agosto as empresas estão em ritmo normal de produção e as escolas estão em pleno funcionamento, o que favorece a adesão maior das pessoas nas diversas ações de cidadania.

O Dia V em Manhuaçu já levou ações de cidadania e participação para bairros como Matinha, Petrina, Santa Luzia, Santana e Engenho da Serra, além de uma grande ação no Centro da cidade no primeiro ano.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.